quinta-feira, 18 de maio de 2023

Questão Pentagonal é o nome da nova chancela do Grupo Narrativa

O Grupo Narrativa anuncia uma nova chancela com curadoria do escritor Afonso Cruz. Os primeiros dois títulos da Questão Pentagonal são Kramp, romance de Maria José Ferrada, jornalista e escritora chilena, e o livro de aforismos Não deixes que uma boa notícia te estrague o dia, do autor espanhol Ramón Eder, que com esta obra venceu o Prémio AdA de Aforismos para Melhor Livro.

Sinopse
Uma menina acompanha o seu pai, um caixeiro-viajante, pelo Chile, vendendo ferragens da marca Kramp, e elaborando toda uma teoria poética e filosófica sobre o mundo, construída na fronteira entre a ingenuidade e a sabedoria, através de metáforas criadas a partir dos produtos que vende, dos filmes que vê, dos fantasmas da ditadura, e do contacto social e cultural com um mundo em ruptura, interna e externa.
Um livro maravilhoso, vencedor dos prémios do Círculo de Críticos de Arte, do Ministério da Cultura e do município de Santiago do Chile.


Sinopse
O aforismo, quando é bom, é uma frase feliz, é uma verdade irónica, é filosofia cristalizada, é uma flecha que acerta no alvo, é a inteligência que procurando uma saída encontra-a, é humor refinado, é uma imensa minúcia, é a graça da brevidade, é ética subtil, é a leveza da gramática, é cinismo superior, é um verso irrefutável, é um fragmento lúdico. É a elegância da sintaxe, é uma forma de expressão arcaica e moderna ao mesmo tempo, é o oposto de um calhamaço, é o escárnio sublime, é um conto sintético, é inteligência científica, é uma argúcia memorável, é um trocadilho iluminador, é um paradoxo inquietante, é uma autobiografia de uma linha, é uma definição inesquecível, é sabedoria lapidar, é alegria instantânea, é um espetáculo subversivo, é nostalgia do latim, o aforismo, quando é bom, é o erotismo da inteligência.

Outras publicações recentes deste grupo editorial: À Procura da Própria Coisa - Uma biografia de Clarice Lispector; Aeternum Tempus.

Sem comentários: