quarta-feira, 10 de maio de 2023

«A Ciência de Respirar», de Mike Maric

Editora: Alma dos Livros
Data de publicação: Março de 2023
N.º de páginas: 232

A respiração é a primeira necessidade de sobrevivência. Podemos passar vários dias privados de alimento e água, mas ninguém consegue sobreviver muitos minutos sem respirar.
Um livro, não técnico, inteiramente dedicado à respiração, chegou recentemente às livrarias, da autoria do médico, cientista e professor italiano Mike Maric. O livro (La scienza del respiro (2017)) é uma súmula daquilo que o autor aprendeu sobre a arte e a ciência da respiração, através do seu percurso académico, da sua experiência como atleta e do trabalho como coach de desportistas profissionais de alto nível.
Após apresentar, nas primeiras páginas, a sua história pessoal e de como conseguiu ser campeão mundial de mergulho livre (em 2004), Mike Maric informa sobre a importância de uma respiração consciente e dá a conhecer vários factos interessantes sobre esse acto tão natural e automático.
Revela que a maioria das pessoas respira pela metade, porque inspiramos o ar mas não o expiramos por completo, o que faz com que desperdicemos alguns benefícios para saúde de uma boa respiração: «Se soubermos respirar corretamente, conseguiremos gerir com maior facilidade as nossas emoções», «a respiração consciente modula a emoção, o estado de excitação e o stresse», «Cada estado de espírito, cada somatização, relaciona-se com a respiração, tornando-se um indicador muito preciso da nossa personalidade e de como encaramos e gerimos a vida».
Ao longo do livro, ficamos a conhecer várias técnicas de respiração: para aliviar o stresse e a ansiedade, para melhorar o sono, para deixar de fumar, para termos uma melhor digestão, etc. São muitas as curiosidades que o autor apresenta no livro, como as seguintes: em média, efectuamos 14-16 respirações por minuto e inalamos dez mil litros de ar por dia.
Dicas sobre alimentos e receitas de infusões que promovem uma boa respiração, vamos também encontrar nestas páginas.
A Ciência de Respirar é um livro indicado para todo o tipo de público que deseja começar a ter consciência respiratória. Uma leitura fascinante e surpreendente sobre o mais espontâneo dos nossos gestos.
Mike Maric é autor também dos livros Il potere antistress del respiro (2020) e Respirazione e High performance (2022).

Excertos
«A nossa respiração é um espelho absolutamente fidedigno das nossas emoções: a tensão emocional e corporal é facilmente revelada através da nossa respiração.»

«Dediquei muito tempo, passei muitas horas nas profundezas do meu ser, viajei por grande parte do mundo para aprender o que sei, e ainda tenho muito para aprender. Cada dia, uma nova surpresa. Mas, hoje, para entender a essência da vida, bastou-me uma respiração.»

Sem comentários: