A Seiva da Luz é o primeiro título de uma nova colecção da Letras Lavadas, coordenada pelo professor e crítico literário Vamberto Freitas. Lançado em 2024, este é um livro de poemas em prosa da autoria de Celina Martins, com ilustrações do artista argentino Marcos Milewski e posfácio do ensaísta, cronista e crítico e tradutor literário João Barrento.
Texto de apresentação
«Um rio de imagens imaginantes contido pelas margens de fragmentos subtilmente narrativos, mas poéticos na sua substância, que não contam propriamente histórias, antes aprisionam, na liberdade livre da imaginação, momentos de experiências sensíveis, que começam por ser visuais e depois se transformam em imagético-reflexivas. Talvez se pudesse assim definir, na sua essência, este original livro de Celina Martins.
…
O alimento destas fábulas poéticas é o de figuras de sonhadores (a princípio perdidos, depois iluminados), num cenário que é o da matéria elementar, telúrica, e de uma natureza mágica que a invenção poética da Autora salva do esquecimento e da degradação que cada vez mais a ameaçam. E toda a encenação, sempre variada de episódio para episódio, é dominada por um halo de luz que irromperá a qualquer momento e tem uma única finalidade: a afirmação do júbilo do Ser, a manifestação de epifanias provocadas por "tradutores de sonhos."» João Barrento in posfácio
A autora
É docente da Universidade da Madeira desde 1990. É Mestre em Literatura Comparada na Universidade de Lisboa e Doutorou-se em Literatura Comparada na Universidade da Madeira. É investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEComp). Como domínios de investigação tem privilegiado o diálogo entre as Literaturas Lusófonas e Francófonas Contemporâneas com incidência nas Poéticas dos séculos XX e XXI.
É da sua autoria os livros O Entrelaçar das vozes mestiças (Ed. Principia, 2006) e José Saramago e a Literatura Comparada (Ed. Cosmos, 2023), escrito em co-autoria.
Outros livros da colecção
Leituras Poliédricas, Cruzeiro Literário, Entre Pausas, Don Juan, Cantata e Outros Poemas Errantes, Às Peças, Casa-Mãe e As Três Vidas de Humberto Santiago.
Outro livro que faz parte do catálogo da Letras Lavadas
Elisabeth Phelps – Com a Madeira no coração
domingo, 15 de fevereiro de 2026
«A Seiva da Luz» é o livro de estreia de uma nova colecção da Letras Lavadas
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário