De Nazareth Castellanos, neurocientista e investigadora, que dedica-se a estudar o cérebro e, sobretudo, a relação entre o cérebro e o corpo, será publicado na primeira semana de Março pela Contraponto Editores a obra Neurociência do Corpo.
Segundo Pablo d’Ors (autor de Espanto e Encantamento, A Biografia do Silêncio, O Amigo do Deserto e Sendino Está a Morrer), esta é «uma obra que mostra com elegância como ciência e humanidades podem e devem voltar a andar de mão dada.»
Informar que desta autora espanhola, foi publicado recentemente O Espelho do Cérebro (Ed. Bookout).
Texto sinóptico
Para muitos, o cérebro é o órgão de comando, aquele que determina todos os aspetos da nossa personalidade. Mas será mesmo assim? E haverá, de facto, uma separação entre cérebro, consciência e corpo, com o primado do primeiro, conforme defendiam os grandes filósofos, ou tratar-se-á de uma tríade a funcionar em uníssono?
Em Neurociência do Corpo, Nazareth Castellanos, uma das maiores autoridades mundiais nesta área, acompanha-nos numa viagem fascinante pelo corpo, levando-nos a reconhecer que a memória, a atenção ou as emoções são influenciadas pela postura corporal e pelos gestos faciais, pela microbiota intestinal e pelo estômago, bem como pelo complexo padrão de batimentos cardíacos e pela maneira como respiramos, exemplos que provam que o corpo é o verdadeiro escultor do cérebro.
Nesta obra única e unanimemente aclamada pela crítica e pelo público, as evidências científicas entrelaçam-se com a história da medicina no Oriente e no Ocidente, numa proposta para explorarmos todo o potencial do nosso corpo e da consciência, dando-nos uma perceção completamente nova de como nos tornamos quem somos.
sábado, 21 de fevereiro de 2026
Contraponto publica «Neurociência do Corpo», da neurocientista Nazareth Castellanos
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário