terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estórias de um médico andarilho

Estórias de um médico andarilho
de José Manuel Bento Sampaio
Comprar
Páginas: 224
Editora: Padrões Culturais
ISBN: 9789897090196
Coleção: Memórias 
Sinopse
«Fui um andarilho de alguns países de África e de Timor Leste, movido pelo mesmo desejo de ser útil e de colocar os meus conhecimentos médicos ao serviço do semelhante. Percorri muitos milhares de quilómetros como médico militar, médico da AMI ou simples viajante, misturado com o povo, usando os seus meios de transporte, entrando nas suas casas, bebendo do seu chá ou do seu vinho, aprendendo os seus hábitos e culturas, partilhando as suas alegrias e tristezas, assistindo a nascimentos e mortes, presenciando o drama comum e trágico duma pobreza sem fim à vista. Sou portador de estórias vivenciadas que julgo de interesse contar, sou portador de pedaços de vida que precisam do traço unificador da escrita para fazerem sentido, do mesmo modo que as tintas do artista plástico são unificadoras do conjunto de elementos que compõem um quadro.» Muito mais do que o relato da vida de um médico, este livro apresenta para cada um dos países um enquadramento histórico, económico, social e geográfico que o torna um autêntico roteiro de uma boa parte do universo lusófono.
Excerto
«O dia de trabalho tinha uma rotina própria. Saíamos de casa pelas oito e trinta horas e, chegados ao hospital, a enfermeira da AMI dirigia- -se quase sempre para a farmácia ou, se havia crianças com feridas fazia primeiro os pensos, enquanto eu me dirigia para a enfermaria. O meu trabalho começava pelas nove horas com a visita aos doentes internados na enfermaria de pediatria. Nas trinta camas made in China, com ou sem colchões, estavam depositadas as crianças, sempre acompanhadas de sua mãe ou algum outro familiar. A luta contra o abutre da morte era uma constante. Salvar uma criança não compensa a tristeza de não conseguir salvar outra. É sempre difícil olhar uma mãe com o seu filho morto no regaço. Por mais esforços possíveis e corretos que se tenham feito, fica sempre no ar a imagem daqueles olhos interrogadores e denunciadores da derrota da medicina perante a doença, da derrota da vida perante a morte.»

O autor
José Sampaio nasceu em Almeirim, em 1944. Licenciou-se em Medicina e, posteriormente, especializou-se em Pediatria. Exerceu vários cargos dirigentes no Hospital Distrital de Torres Novas. Pós-Graduado em Medicina Humanitária. Foi Bolseiro do Conselho da Europa no Hôpital Enfant Malade, em Paris, e representante de Portugal no Programa Hope (Administração Hospitalar), na Dinamarca, em 1999. Foi professor na Escola Superior de Enfermagem de Santarém. Colaborador voluntário da Associação Médica Internacional (AMI), exerceu medicina na Guiné-Bissau (2002), Timor Leste (2003) e Cabo Verde (2005). 
Tem escritos em jornais locais e regionais e participado  em iniciativas de promoção para a saúde. Tem trabalhos de Pediatria em revistas da especialidade e três livros publicados: O Grito - poesia (1973), Memorial do Hospital Distrital de Torres Novas e do Serviço de Pediatria (1993) e Sal da Vida (2011). 

Sem comentários: