sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Obras que a Gradiva põe à venda a 27 de Novembro


Como Sobreviver a uma Crise
E contar a História
Autor: Isabel Loução Santos 
 
Sinopse
Em economia, e perante o desafio de descodificação, o lema da autora é: «A beleza da simplicidade.»

Quando usados com rigor e exatidão, os números são sérios o suficiente, não precisam que os compliquemos. É por isso que, às vezes, é preciso «brincar» com conceitos aparentemente indecifráveis para tornar simples e claro aquilo que, de facto, o é.

É esse o intuito deste livro: explicar cálculos e conceitos tantas vezes complexificados. Conta com o contributo de um vasto conjunto de especialistas altamente qualificados e é um livro/manual que pode e deve ser lido apenas como uma ferramenta de conhecimento, e não como um instrumento de ação. Foi pensado para todos: os que percebem, os que não percebem de todo, e aqueles que querem perceber melhor.

Não é o tipo de livro para se ler de uma vez só: alguns poderão saltar alguns capítulos mais técnicos e passar para a explicação de certos fenómenos, por vezes considerados indecifráveis; outros poderão vê-lo como uma ferramenta de trabalho, um auxiliar nas decisões de investimento, ou até, no caso dos jornalistas, uma fonte de consulta para tirar dúvidas do dia-a-dia; outros ainda poderão encontrar aqui uma forma de perceber como se precaver de cenários mais adversos.

“Quer ter um jornalista do seu lado? Será que no meio desta terrível situação gostaria de ter consigo um repórter da imprensa?"

"Isabel Loução Santos, um reputado nome da nossa imprensa económica, não espera pelo convite ou autorização, e vem sentar-se na cadeira livre do café, pretendendo explicar-nos como conseguiremos sobreviver a esta crise e ainda conversar depois.

O atrevimento descontraído e bem-disposto perpassa por todo o volume. Sempre com uma linguagem simples e interpelante, Isabel Loução Santos faz questão de nunca sair do nosso lado, mesmo quando os temas parecem longínquos e abstractos. Não tem muita paciência para detalhes e subtilezas ou purismos de especialistas. Exactamente como nós. Corta a direito nas complicações, para ir àquilo que nos interessa: sobreviver a esta crise e tratar do nosso dinheiro.”
João César das Neves



Como Respiram os Astronautas
E Outros Problemas de Física Biomédica
Autor: Manuel Paiva

Sinopse
Como Respiram os Astronautas é um convite para passear nos bastidores da aventura que é a investigação cientifica, na companhia do autor e dos exploradores dos tempos modernos que são os astronautas. A aventura passa-se no meio interdisciplinar da Física Biomédica que está hoje a revolucionar a Medicina. O autor tenta demonstrar que a riqueza de um país está na matéria cinzenta da nova geração, que só pode ser valorizada pela dedicação e competência dos professores que a instruem, apoiada por uma população cientificamente culta.

«Conheci Manuel Paiva, um dos nossos cientistas lá fora, através do seu interessante livro - Diálogos sobre Portugal -, que falava do nosso défice de ciência e de cultura científica. O seu novo livro - este - é ainda mais interessante: ilustra com exemplos concretos do seu trabalho e da sua vida o que é e como se faz a ciência. Mostra-nos que a ciência é uma grande aventura, uma aventura que recompensa não só quem embarca nela, mas, afinal, todos nós.»
CARLOS FIOLHAIS Professor de Física da Universidade de Coimbra 



Introdução à Filosofia da Ciência




Sinopse
«Sem pressupor qualquer conhecimento prévio quer de filosofia quer de ciência, Lisa Bortolotti explica todos os temas centrais com clareza, acrescentando-lhes interessantes pontos de vista pessoais.

Este livro é a primeira abordagem ideal para quem quer compreender a relação entre a teorização científica e a realidade.»

David Papineau, King's College, Londres

Poucas áreas da produção humana têm sido tão bem-sucedidas como a ciência. Os seus resultados manifestam-se em praticamente todos os aspectos da nossa vida quotidiana, tanto nos mais insignificantes como nos mais centrais e importantes. Porém, não tem sido fácil dizer o que há de tão especial na ciência para explicar de forma satisfatória tais resultados. Introdução à Filosofia da Ciência apresenta uma abordagem viva e acessível aos mais importantes temas e debates da actualidade nesta área. As questões filosóficas clássicas sobre a metodologia, o progresso, a racionalidade e a realidade são tratadas fazendo referência a exemplos de todo o espectro das ciências naturais e sociais. Lisa Bortolotti adopta uma perspectiva historicamente informada sobre a evolução da ciência, e inclui uma discussão minuciosa sobre as implicações éticas da investigação científica. É dedicada especial atenção à relação complexa entre o avanço da ciência, as políticas públicas e o interesse público, bem como à continuidade entre a investigação científica e as outras actividades humanas.

O livro está estruturado de modo a ajudar o leitor a pensar por si mesmo, incluindo quadros informativos e perguntas para reflectir, com o intuito de apoiar também professores e estudantes em todas as fases do ensino e da aprendizagem, desde a compreensão dos textos primários e de textos secundários, à discussão e redacção de ensaios. Também inclui uma bibliografia temática e um glossário de termos técnicos.


GÖDEL, ESCHER, BACH - LAÇOS ETERNOS




Sinopse
De tempos a tempos, um autor produz um livro com tal profundidade, clareza, âmbito, inteligência e originalidade que é reconhecido imediatamente como acontecimento literário de primeira grandeza. É o caso deste livro."
Martin Gardner, Scientific American

"Gödel, Escher, Bach é, sob certos aspectos, uma educação humanística completa entre as duas capas de um só livro. Assim, para a minha próxima visita a uma ilha deserta dêem-me sol, areia, água e GEB que viverei feliz para sempre."
John L. Casti, Nature

"Uma síntese brilhante, criativa e original, sem par ou precedente na literatura moderna."
The American Mathematical Monthly

"Nunca tinha visto nada semelhante a este livro. Tem uma vitalidade útil e um brilho maravilhoso. Creio que se tornará algo como um clássico."
Jeremy Bernstein

"Uma enorme e fecunda maravilha literária, um livro filosófico disfarçado de entretenimento disfarçado de instrutivo."
Atlanta Journal-Constitution

"É manifesta a perenidade desta obra fundamental do século XX, tão perene quanto a música de Bach, os desenhos de Escher ou os metateoremas de Gödel."
A. J. Franco de Oliveira

"Gostaria de poder pensar que o enorme esforço editorial que representa para a Gradiva a publicação em português desta obra singular corresponde a uma exigência da sede e fome culturais do nosso povo."
António M. Baptista 





O Início do Infinito
Explicações que transformam o mundo



Sinopse «É bom ouvir num tempo de crise que o progresso existe mesmo: o futuro vai ser melhor do que o passado! E, ainda para mais, o progresso vai ser infinito. Eis o que afirma o físico, especialista em computação quântica, David Deutsch. Conduzindo o leitor por um fascinante caminho que passa não só pelas ciências mas também pela filosofia, pela história, pela arte, pela ética e pela política, Deutsch conta-nos nesta obra profundamente original como o ser humano consegue fornecer explicações cada vez melhores do mundo à sua volta e como essas explicações tornam melhor a sua vida no mundo. O aumento do conhecimento humano das leis da Natureza tem conduzido e conduzirá a uma melhor condição humana. »

Carlos Fiolhais

«O Início do Infinito é uma obra-prima. Tópicos avulsos são unidos numa mundivisão consistente e poderosa. Esses tópicos vão da física e filosofia aos sistemas eleitorais, do optimismo e da estética à evolução, ao criacionismo e até à moral. [...]O Início do Infinito é um modo de pensar. É o modo mais racional de pensar jamais exposto [...] de uma forma acessível e clara.»

Elliott Temple, filósofo norte-americano







 


O Que Consegues Descobrir no Mundo da Mimi?

Sinopse
Um livro-jogo que fará as delícias de todos e é uma excelente prenda de Natal, a explorar com irmãos, pais, avós e demais familiares. A Mimi desafia os seus pequenos e grandes leitores a descobrirem objectos (alguns muito estranhos e hilariantes!)nos cenários encantados do mundo mágico desta simpática bruxinha. Conseguirás ser o primeiro a encontrá-los?

Korky Paul nasceu no Zimbabwe e é um conhecidíssimo ilustrador. As suas ilustrações aparecem em mais de 25 livros de aventuras da Mimi, mas também em antologias de poesia e noutros livros ilustrados.

Conhecido apenas para si mesmo como “ o mais importante retratista do mundo”, Korky visita regularmente escolas onde promove sua paixão pelo desenho. Vive em Oxford com a sua mulher e adora cozinhar no “braai”*.

*palavra utilizada pelos sul-africanos em vez de barbecue

Desde que criou a Bruxa Mimi em 1987, Valerie Thomas já a fez viver todo o tipo de aventuras - na sua vassoura e num tapete voador, com um dragão bebé ou com uma abóbora gigante, debaixo do mar ou até mesmo no espaço! Valerie, que vive na Austrália, não tem uma vassoura, mas já viajou por muitas partes do mundo. 

1 comentário:

Marisa Luna disse...

Os livros da Bruxinha Mimi são um encanto!
Fizeram-nos companhia durante muitos anos cá em casa e ainda hoje a minha malta gosta de os reler.
Beijocas