quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Coisas de Ler editora publica novo livro de Maria João Saraiva


Emigrei - chove música nas minhas mãos
Será que os pássaros também partem tristes?
de Maria João Saraiva

Coisas de Ler editora
64 páginas

Sinopse
O texto desdobra-se em onze cenas, onze poemas em que se escuta um eu. Este eu põe em cena o drama de quem fica só, de quem se arranca de lugar e de vida e se expõe a forças que desconhece. A sua fala é a da solidão e da saudade, a da estranheza radical, que o leva a ver-se a si mesmo como um outro, um desconhecido, numa melancolia da identidade .

O título esclarece de que experiência se trata: a experiência da emigração. Mas, enquanto leitor, gosto de levar o sentido para outras emigrações, outras experiências de ruptura e suturação, de perda e de procura, de estranheza e de encontro – experiências que doem e habitam no amor, na conversão, na lucidez e na doença, no despojamento e na culpa....

Estes poemas (estas cenas) são propostos ao leitor com um complemento precioso, o da música. Música e poemas: o seu casamento é, desde sempre, indissolúvel. Mas aqui é proposta uma convergência com acentuada autonomia.

Outros livros da autora
Publicou os livros A Dor que me Deixaste e Até mim vivência da Psicanálise, e ainda colaborou na antologia poética Rio de Doze Águas.

Maria João Saraiva é psicóloga, licenciou-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em 1986. É membro associado do ramo de psicanálise da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Desenvolve a sua actividade profissional em Oeiras e na Parede. 



 
 

1 comentário:

mjoao disse...

Obrigada Miguel :)
um abraço mjoao