quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fundação MAPFRE e Objectiva lançam coleção pioneira da História Contemporânea de Portugal - PASSATEMPO

Para assinalar a entrada do Instituto da Cultura em Portugal, a Fundação MAPFRE, em parceria com a Editora Objectiva, lançaram uma coletânea composta por cinco livros que pretendem enumerar e explicar os principais acontecimentos que marcaram a história de Portugal desde o início do século XIX até ao século XXI.
A coleção História Contemporânea de Portugal, projeto idealizado pela Fundação MAPFRE e realizado em coedição com a Editora Objectiva, surge como uma iniciativa pioneira no campo historiográfico e documental que pretende converter-se numa referência para os estudos latino-americanistas em Portugal.
Os cinco volumes desta série testemunham a persistente interdependência dos destinos ibero-americanos: 
  • 1808-1834 – O Colapso do Império e a Revolução Liberal;
  • 1834-1890 – A Construção Nacional;
  • 1890-1930 – A Crise do Liberalismo;
  • 1930-1960 – Olhando para dentro;
  • 1960-2000 – A busca da democracia.
A coleção inclui ainda um sexto volume, intitulado 1850-2010 – A História de Portugal Através da Fotografia.
Como noticiado aqui, o lançamento dos volumes 1 e 2 desta coleção decorreu no dia 26 de Novembro de 2013, na FNAC do Colombo (Clique aqui para ver algumas fotografias). As obras já se encontram à venda nas principais livrarias nacionais.
História Contemporânea de Portugal
Volume 1
O Colapso do Império e a Revolução Liberal
1808-1834 

Coordenação de Jorge M. Pedreira e Nuno Gonçalo Monteiro 
Autoria de Jorge M. Pedreira, Miguel Figueira de Faria e Nuno Gonçalo Monteiro
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 284
Editora: Objectiva
ISBN: 9789896721862
Sinopse
As invasões francesas; a partida da família real para o Rio de Janeiro; o colapso do antigo regime colonial; o primeiro pronunciamento liberal; a independência do Brasil; as lutas entre liberais e absolutistas; o triunfo final do liberalismo: são diversos os episódios que marcam decisivamente o período da História portuguesa aqui estudado (1808/1830). Foi um tempo de ruturas dramáticas, com repercussão a quase todos os níveis da vida social e política, aquele de que se ocupa este primeiro volume de uma série pensada e escrita com o objectivo de inscrever a história portuguesa nos marcos mais amplos dos processos contemporâneos ibero-americanos.

História Contemporânea de Portugal
Volume 2 
A Construção Nacional
1834-1890
Coordenação de Pedreira Tavares de Almeida
Autoria de Jorge M. Pedreira, Miguel Bandeira Jerónimo, Paulo Silveira e Sousa, Pedro Tavares de Almeida e Rui Branco
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 288
Editora: Objectiva
ISBN: 9789896721961
Sinopse
Entre 1830 e 1880, Portugal passou por profundas mudanças, com a construção de um Estado-nação moderno e o ressurgimento do projecto imperial africano. O triunfo dos liberais na guerra civil, em 1834, assinala a instauração definitiva do regime monárquico constitucional. A nova fase que então se abriu, de início designada "Regeneração", teve como características a negociação e o compromisso, associados a uma dinâmica de modernização socioeconómica, em que o investimento público nas infra-estruturas deveria desempenhar um papel fundamental. Este impulso modernizador, que começa a dar sinais de erosão na viragem para a década de 1890, embora tenha introduzido grandes transformações, não permitiu vencer alguns dos pesados atrasos estruturais e culturais do país, nem alterar a sua posição periférica no contexto europeu. 

Coordenação da coleção
António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro coordenam um elenco de destacados especialistas em economia, sociedade, relações internacionais, história política, iconografia e história cultural que fazem, através desta coleção, uma exposição concisa dos fatores-chave indispensáveis para se entender os processos históricos que marcaram a história de Portugal desde o início do século XIX até ao século XXI.


PASSATEMPO: Está a decorrer na página de Facebook da Fundação MAPFRE, até dia 11 de Dezembro, um passatempo onde poderás ganhar a coleção História Contemporânea de Portugal e 1 Pack Pousadas de Portugal (fim de semana em zonas históricas de Portugal – castelos). Participa aqui.

Sobre a Fundação MAPFRE:
- A Fundação MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1975, pelo Grupo MAPFRE, o maior grupo segurador espanhol.
- O seu principal objetivo é contribuir para o bem-estar da sociedade e das pessoas, participando no pacto Mundial das Nações Unidas (Global Compact) e no Protocolo UNEP (United Nations Environment Programme);
- Opera sobretudo em Espanha, Portugal e países da América Latina, e organiza a sua atividade em torno de 5 institutos, com âmbitos distintos: Prevenção, Saúde e Meio Ambiente; Ação Social; Segurança Rodoviária; Ciências do Seguro e Cultura;
- Em Portugal atua, desde 2006, através do Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente e do Instituto de Segurança Rodoviária;
- Graças ao trabalho desenvolvido, a Fundação MAPFRE é hoje uma entidade de referência social nas suas áreas de atuação, promovendo a visão clara de que a prevenção é o instrumento mais eficaz para reduzir a sinistralidade e construir uma sociedade melhor.
http://www.elogiapt.com/mapfre/2013_11_19_passatempo_historia/2013_11-25_campanha_blogs/red_01.php?id=4 &c=1


Sem comentários: