quarta-feira, 27 de novembro de 2013

«Amo Como o Amor Ama», escritos de amor de Fernando Pessoa

Amo como o Amor Ama
de Fernando Pessoa
Páginas: 400
ISBN: 978-989-8633-01-9
Data de Lançamento: 25 de Outubro de 2013

Escritos de Amor de Fernando Pessoa
Organização de Mariana Gray de Castro

Esta antologia organizada por Mariana Gray de Castro, investigadora da obra de Fernando Pessoa, apresenta-nos, como diz Inês Pedrosa, “um poeta praticamente desconhecido: apaixonado e carnal, cáustico e sensual, romântico e irónico e tudo”. Amo Como O Amor Ama contém os escritos selecionados de Pessoa sobre o amor que podem ser melhor apreciados, a longos ou breves tragos, pelo que são: a visão de um poeta múltiplo manifestando-se sobre um dos maiores temas da arte e da vida. Fernando Pessoa ama como o amor ama, pelo menos no papel: de todas as formas possíveis e imaginárias. Tudo nestas páginas é Fernando Pessoa, e tudo isso é também o amor. 

Esta antologia vem mostrar que a temática do amor constituía para [Fernando Pessoa] uma outra modalidade de «monólogo dramático» intermitente, emergindo aqui e ali, mas com grande frequência e versatilidade, ao longo de toda a sua obra.
Vasco Graça Moura

Esta antologia organizada por Mariana Gray de Castro apresenta-nos um Pessoa praticamente desconhecido: apaixonado e carnal, cáustico e sensual, romântico e irónico e tudo. A faceta romântica talvez seja a mais surpreendente; habituámo-nos a ler Pessoa como o escritor do desespero lúcido e da solidão sem princípio nem fim. Mas, como Mariana soube ver, a própria solidão é uma consequência do amor. Sonhado, vivido ou puramente imaginado – pouco importa. […] Pouco importa o que Fernando, ele mesmo, experimentou ou não das delícias e misérias da paixão, do desejo ou do encantamento platónico: o que interessa é que as atraiu para a dor do seu coração e pensou sobre elas com o corpo todo.
Inês Pedrosa

Mariana Gray de Castro é formada em literatura inglesa e portuguesa pela Universidade de Oxford e King’s College, Londres. Pós-doutorada nas Universidades de Lisboa e Oxford, onde foi várias vezes professora convidada

Sem comentários: