domingo, 3 de novembro de 2013

«Rainhas da Noite», novo romance de João Paulo Borges Coelho

Rainhas da Noite
de João Paulo Borges Coelho

Ano de Publicação: 2013
Número Páginas: 376
ISBN: 9789722126526
Editora: Caminho

Sinopse
Um caderno achado num mercado de rua em Maputo transporta-nos para a pequena vila de Moatize, no centro de Moçambique, e para o tempo recuado em que uma empresa belga ali explorava uma mina de carvão. Sob o olhar atento de um polícia, Annemarie estende a sua rede de espiões, Agnès necessita desesperadamente de um piano, Suzanne deixa-se enlouquecer aos poucos e Maria Eugénia não sabe o que fazer. Tudo isso num tempo em que, embora brilhando no alto, o sol não ilumina. Entretanto, nos dias enevoados de Maputo, num futuro distante, um velho faz o que pode para se libertar da carga que esse passado lhe depositou nos ombros magros. Conta para tal com uma inesperada ajuda.
Apresentação do livro
Realiza-se, no próximo sábado, 7 de Novembro (quinta-feira), pelas 18h30, a apresentação  do livro Rainhas da Noite, de João Paulo Borges Coelho (Editorial Caminho). A sessão terá lugar na livraria Leya na Buchholz e o livro será apresentado por Margarida Calafate Ribeiro do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e contará com a presença do autor.  
João Paulo Borges Coelho
Escritor e historiador moçambicano. Professor de História Contemporânea na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.
Recebeu em 2004, com o romance As Visitas do Dr. Valdez, o Prémio José Craveirinha da Literatura, a maior distinção literária em Moçambique. Com o romance O Olho de Hertzog recebeu o Prémio Leya 2009.
A sua obra literária inclui ainda outros três romances (As Duas Sombras do Rio, 2003; Crónica da Rua 513.2, 2006; e Campo de Trânsito, 2007), dois volumes de estórias da série Índicos Indícios (Setentrião e Meridião, ambos em 2005); e duas novelas (Hinyambaan, 2008 e Cidade dos Espelhos, 2011).


Sem comentários: