segunda-feira, 4 de novembro de 2013

«Transforme-se num Detector de Mentiras», de Janine Driver

Editora: Bizâncio
Ano de Publicação: 2013
Nº de Páginas: 352

Neste livro, Janine Driver, fundadora e presidente do Body Language Institute (Washington, D. C.), constrói como que um descodificador da linguagem não-verbal, ajudando a qualquer pessoa ler o que dizem os gestos, expressões, silêncios e posturas dos outros. As técnicas e truques que a autora de Como Observar as Pessoas (Bizâncio, 2010) desvenda ao longo das três partes do livro torna-nos mais capazes de detectar-mos, com alguma facilidade, o que os nossos pares sociais estão a sentir e a pensar, através da simples observação dos seus sinais não-verbais e das suas micro-expressões. Janine põe-nos a par das mais recentes pesquisas científicas da área da linguagem e comunicação, como por exemplo o seguinte: apenas 7% da nossa comunicação é verbal; 93% daquilo que transmitimos, fazemo-lo inconscientemente. É do conhecimento geral que as primeiras impressões contam mais do que nunca, mas a especialista vai mais longe, afirmando que nos primeiros sete segundos após conhecermos alguém, a pessoa já estabeleceu as suas primeiras impressões relativamente a si.
«Muitas pessoas julgam-se capaz de detectar mentirosos — mas os seus Barómetros da Mentira não são tão fortes como pensam.» — Alerta-nos, na página 47 de Transforme-se num Detector de Mentiras, a consultora do FBI e CIA.
Um livro extremamente útil para o nosso desenvolvimento pessoal, escrito com acutilância e humor, equilibrando na perfeição a teoria com a prática, captando assim com êxito a atenção do leitor. Uma obra acompanhada de várias fotografias exemplificativas de como o corpo denuncia aquilo que as palavras calam. Depois da leitura de Transforme-se num Detector de Mentiras nunca mais vamos olhar para os outros da mesma maneira.
Como acrescento: em Portugal funciona desde 2003 o Laboratório de Expressão Facial da Emoção, dirigido pelo Prof. Doutor Freitas Magalhães, um especialista de reputação internacional no que se refere ao estudo da expressão facial da emoção, particularmente na detecção da mentira. O especialista tem vários livros publicados, como por exemplo A Psicologia do Sorriso Humano (Edições Univ. Fernando Pessoa, 2009).


«Homens e mulheres adultos mentem em uma em cada cinco interacções sociais.» (p. 20)
«Quando um sorriso é genuíno, estende-se em direcção às orelhas e não ao maxilar, observando-se igualmente rugas em redor dos olhos.» (p. 180)

4 comentários:

Nidia Da Silva Abreu disse...

Um tema muito interessante...

macy disse...

Ganhei este livro num pasatempo mas aindanão o li, mas é de facto um bom tema!!!
Teresa Carvalho

Mónica Durão disse...

Fiquei bastante intrigada com esta temática... afinal existem formas bastantes simples de sabermos quem nos mente ou omite informação... livro a ler sem duvida.

Mel disse...

Parece a série de TV Lie to Me :)