sexta-feira, 22 de novembro de 2013

«Conspiração Kennedy», de Bill O'Reilly e Martin Dugard

Editora: Marcador
Ano de Publicação: 2013
Nº de Páginas: 384

A 22 de Novembro de 1962, às 12h30, durante uma visita de campanha política a Dallas, no Texas, um dos presidentes mais adorados da história dos Estados Unidos, enquanto desfilava pelas ruas da cidade no carro presidencial, foi atingido por duas balas, e o seu corpo desfalecera sangrento para o colo da sua mulher, Jakie. Levado de emergência para o hospital mais próximo, o Parkland (que deu título ao filme que estreou ontem nos cinemas portugueses, que relata os acontecimentos desse dia trágico), meia-hora depois o seu óbito foi revelado ao mundo.
As 384 páginas que constituem Conspiração Kennedy estão divididas em três partes. Nelas vamos conhecendo o percurso de John Fitzgerald Kennedy (JFK), tanto na política como no seio da família.
Na primeira parte da obra é descrita com grande ênfase o início da carreira de Kennedy no Exército, e depois as suas missões a bordo do barco PT-109, contra o Japão, durante a II Guerra Mundial. Já depois de ter sido eleito o trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos, em 1961, os autores deste livro relatam alguns acontecimentos decisivos para o país e mundo, que desenrolam-se nos bastidores da Casa Branca, como a invasão da Baía dos Porcos, em Cuba; a Crise dos Mísseis, a guerra do Vietname; etc. Na esfera privada do político, o leitor é informado sobre os seus casos de infidelidade (os autores traçam Kennedy com um sex addict: «O sexo é a forma de descompressão física preferida do presidente (…) O sexo é o calcanhar de Aquiles de John Kennedy.»), as doenças crónicas que atingiam o presidente, bem como o pai dócil que arranjava sempre tempo para os filhos. Jacqueline Kennedy é-nos revelada como uma mulher dedicada, confiante e apaixonada, mesmo sendo confrontada com as constantes traições de JFK. Esta é uma mulher que geriu o sofrimento e a felicidade com igual decoro, e talvez por isso seja uma figura idolatrada, ainda nos dias correntes. Ao longo do livro o perfil e vida de Lee Harvey Oswald, é revelado, aos poucos, ao leitor. Outros nomes sonantes que passaram pela vida de Kennedy nos seus últimos anos, também figuram nas páginas desta obra: Marilyn Monroe, Frank Sinatra, Martin Luther King, Jr., Greta Garbo.
A terceira parte desta obra de não-ficção é sobre o trágico dia de há 50 anos, que chocou o mundo inteiro. Muitos americanos, até hoje, não se conformam com a teoria de apenas um atirador solitário, Lee Harvey Oswald; muitas são as especulações e teorias que afirmam que o presidente fora vítima de uma poderosa conspiração.
Rigoroso, detalhado com a origem de todas as fontes citadas, «são palavras que as pessoas de facto disseram», Conspiração Kennedy é um livro que sendo muito informativo não maça quem o lê. A informação (alguma inédita) permite o retrato completo do homem que aparece denominado como um ícone na história do Ocidente em termos de liberdade e democracia. É um livro que além de bem apetrechado de fotografias, revela um enorme trabalho de pesquisa e investigação por parte de Bill O'Reilly e Martin Dugard.


8 comentários:

patricia dias disse...

Adoro conspirações quero muito ler este livro

Arnaldo Santos disse...

Mataram um dos maiores presidentes dos EUA e do Mundo, John F. Kennedy, por ser democrata. É o que os fascistas e nazis sabem fazer, traiçoeira e criminosamente, pois não se dão com a Democracia. Infeliz lamentavel e ignorantemente, ainda há muitos cegos ("o maior cego é aquele que NÃO quer ver!") que apoiam neofascistas, fascistas e nazis, não havendo maneira de aprenderem nem de se civilizarem! Não passam de uns criminosos ordinários!

Unknown disse...

Adoro ler livros e ver documentários sobre conspirações,,, amava ler este livro

Unknown disse...

Adoro ver documentário e ler livros sobres conspirações, vou comprar....

Ester Almeida disse...

Vi a série e fiquei bastante curiosa em saber mais sobre a vida de Kennedy. Tenho de ler este livro.

Carolina Costa disse...

Adoro esta história! Tenho a certeza que é um excelente livro.

Carolina Costa disse...

Adoro esta história! Tenho a certeza que é um excelente livro.

GJL disse...

Livro interessante para quem deseja ler sobre algo intrigante!