quarta-feira, 6 de novembro de 2013

«Livro do Desassossego», de Fernando Pessoa, com edição de Jerónimo Pizarro, lançado pela Tinta da China


O Livro do Desassossego é um dos maiores feitos literários do século XX. Obra-prima póstuma, retrato da cidade de Lisboa e do seu retratista, compõe‑se de centenas de fragmentos, oscilando entre diário íntimo, prosa poética e narrativa, num conjunto fundamental para compreender o lugar de Fernando Pessoa na criação da consciência do mundo moderno.
Nesta nova edição, Jerónimo Pizarro, reconhecido estudioso pessoano, regressa às fontes dos textos que Fernando Pessoa pretendia incorporar no Livro do Desassossego. Daí o novo «corpus» e a nova organização da obra, as melhorias na decifração de quase todos os fragmentos, o respeito pela ortografia original, as notas destinadas a esclarecer referências literárias e decisões editoriais e, finalmente, a redefinição do cânone da autoria deste livro imenso.

1.ª edição: Setembro de 2013
N.º de páginas: 608
Tipo de capa: Dura
Formato: 20x14.5 cm
Isbn: 978-989-671-180-1
Editora: Tinta da China
Fernando Pessoa (1888-1935) é hoje o principal elo literário de Portugal com o mundo. A sua obra em verso e em prosa é a mais plural que se possa imaginar, pois tem múltiplas facetas, materializa inúmeros interesses e representa um autêntico património colectivo: do autor, das diversas figuras autorais inventadas por ele e dos leitores. Algumas dessas personagens, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, Pessoa denominou “heterónimos”, reservando a designação de “ortónimo” para si próprio. Director e colaborador de várias revistas literárias, autor do «Livro do Desassossego» e, no
dia-a-dia, “correspondente estrangeiro em casas comerciais”, Pessoa deixou uma obra universal em três línguas que continua sendo editada e estudada desde que escreveu, antes de morrer, em Lisboa, “I know not what to-morrow will bring” [“Não sei o
que o amanhã trará”].
Professor, tradutor, crítico e editor, Jerónimo Pizarro é o responsável pela maior parte das novas edições e novas séries de textos de Fernando Pessoa publicadas em Portugal desde 2006.
Professor da Universidade dos Andes, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e Prémio Eduardo Lourenço (2013), Pizarro voltou a abrir as arcas pessoanas e redescobriu «A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa», para utilizar o título de um dos livros da sua bibliografia.
Co-editor da revista «Pessoa Plural», actualmente dirige a Colecção Pessoa na Tinta‐da‐china. 

Sem comentários: