terça-feira, 26 de maio de 2015

«A Eterna Demanda», o romance póstumo e inédito de Pearl S. Buck

Descoberto em 2012, A Eterna Demanda (304 pp.) é o romance póstumo de uma das mais aclamadas escritoras norte-americanas. Neste livro é-nos revelado um dos lados mais pessoais da autora, numa comovente exploração da identidade que forjamos para nós próprios e para os outros. A obra tem o selo da Editora Elsinore, a mais recente chancela da Editora 20|20, e é, talvez, o trabalho mais pessoal e apaixonado da vencedora do Prémio Nobel de Literatura 1938, e cativará, sem dúvida, os milhões de leitores que sempre estimaram as suas obras ao longo de gerações.
Excerto
«Tens de pôr-te a caminho e de encontrar o centro do teu interesse. És um criador, mas precisas de encontrar o teu interesse e depois dedicares-te a esse interesse… e não ao ato da criatividade. Querer simplesmente criar tornará impossível que o faças. Tens de encontrar um interesse maior do que tu próprio… um amor, talvez… e então o poder criativo inflamar-te-á.»
Filha de missionários, Pearl S. Buck nasceu nos Estados Unidos, mas mudou-se para a China com poucos meses. A proximidade e respeito pelo povo chinês tornaram-se absolutamente centrais na sua obra. Nos Estados Unidos, consagrou-se como escritora graças ao grande êxito de Terra Abençoada, vencedor do Prémio Pulitzer em 1932. Do romance ao ensaio, assinou mais de 80 obras. Venceu o Prémio Nobel de Literatura em 1938, «pelas suas descrições intensas e verdadeiramente épicas da vida rural na China e pelas suas obras-primas autobiográficas».

Sem comentários: