sexta-feira, 29 de maio de 2015

«Verão Ártico» e «Não Me Deixes», dois romances que prometem "aquecer" este Verão

Do mesmo autor dos romances premiados Um Quarto Desconhecido (2011) e O Impostor (2013), Verão Ártico (320 páginas) é uma das duas novidades literárias para este Verão, a cargo da Jacarandá Editora. Artic Summer, o título original deste romance de Damon Galgut, é segundo o Daily Mail «uma genial obra de ficção. Delicada e minuciosa.»
A 3 de Junho chega às livrarias o thriller Não Me Deixes (456 páginas), de Gilly Macmillan, cuja história gira em volta do desaparecimento misterioso de uma criança de oito anos. 
Boas leituras!


Sinopse
Em 1912, o SS Birmingham aproxima-se da Índia. A bordo segue Morgan Forster, romancista e homem de letras, prestes a iniciar uma viagem de descoberta. Do convés, a promessa de um estranho e novo futuro começa a ganhar forma diante dos seus olhos. Na sua cabeça, as sementes de uma história começam a germinar: uma sensação de ameaça iminente, momentos de luxúria sob um céu quente e limpo. Serão precisos mais doze anos e uma segunda viagem a terras indianas antes de Passagem para a Índia, a grande obra literária de E. M. Forster, ser publicada. Durante esse tempo, Morgan conquistará um profundo conhecimento de si próprio e da infinita complexidade da natureza humana, que se irá refletir no seu famoso romance.

Da autoria de um dos mais conceituados escritores da sua geração, Verão Ártico é uma obra-prima da ficção literária que lança um olhar sobre a vida, a época e a luta para se encontrar a si próprio de um dos maiores romancistas britânicos, ao mesmo tempo que evoca esplendidamente a misteriosa alquimia do processo criativo.


Excerto do 1.º parágrafo

«Em outubro de 1912, o navio SS City of Birmingham atravessava o mar Vermelho, a meio da sua viagem para a índia, quando dois homens se encontraram na parte da frente do convés. Cada um deles tinha chegado separadamente, na esperança de fugir a um concerto que alguns dos outros passageiros estavam a organizar, mas já eram vagamente conhecidos e agradava-lhes a ideia de terem companhia. A tarde ia a meio. Estavam sentados num lugar que lhes dava tanto sol como sombra, e os protegia do vento. Ambos traziam livros consigo, que puseram educadamente de lado mal começaram a conversar.»
Prémios
Finalista duas vezes do Man Booker Prize entre outros premios

Citações e Críticas
«Galgut, cuja ficção se tem debruçado sobre temas como o amor, a raça e a política, parece perfeitamente à vontade neste projeto. Uma homenagem profundamente lírica e extraordinária.» | The Guardian

«Uma narrativa brilhante e comovente sobre um escritor cujos livros temos vontade de ler outra vez.» | The Times

«Numa escrita fluida e perspicaz, Galgut criou um romance belíssimo, e por vezes divertido, que capta as contradições de um dos mais sofisticados escritores britânicos.» | The Economist


Sinopse
Viras-te por um segundo…E o teu filho desapareceu.
Rachel Jenner distraiu-se por breves momentos. E agora Ben, o seu filho de oito anos, desapareceu.
Mas o que aconteceu realmente naquela fatídica tarde?
Dividida entre a sua tragédia pessoal e uma opinião pública que se virou contra ela, Rachel não sabe em quem confiar. Será que as outras pessoas, por seu turno, podem confiar nela?
O tempo urge para que Ben seja encontrado com vida.
E tu, de que lado estás?
Títulos da Colecção Jacarandá Literatura, anteriormente publicados:


Sem comentários: