segunda-feira, 25 de maio de 2015

A Booksmile é a nova editora portuguesa dos livros do autor brasileiro José Mauro de Vasconcelos

Três obras do autor brasileiro José Mauro de Vasconcelos, destinadas para o público com faixa etária a partir dos 12 anos, estão de regresso às livrarias, agora com o selo da Editora Booksmile. Estes livros são os primeiros títulos que inauguram a Colecção 'Obras de José Mauro de Vasconcelos'.

O Meu Pé de Laranja Lima
Sinopse
Esta é a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente do afeto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras.
Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida: toma por confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revela os seus sonhos e desejos. Será nesta fantasia que Zezé vai encontrar a alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades. O Meu Pé de Laranja Lima é a obra maior de José Mauro de Vasconcelos, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Um livro que urge descobrir, ou reencontrar, e que é aclamado como um dos mais importantes livros juvenis em língua portuguesa. Recomendado pelo PNL.

Vídeo de apresentação do livro.


Rosinha, Minha Canoa
Sinopse
Neste hino ao amor e ao respeito pela natureza, seguimos o percurso de Zé Orocó pelas águas do rio Araguaia, envolvido em histórias fantásticas e lendas que ele vai recontando a Rosinha, a sua preciosa canoa. Mas Zé Orocó é arrancado a este mundo de emoção e sensibilidade, onde quem manda é a mãe natureza. Acusado de loucura por falar com a sua canoa, é internado injustamente num hospício.
Quando finalmente é «curado», este homem simples mas incompreendido pela sociedade não irá desistir de voltar a abraçar as coisas mais simples e verdadeiras da vida. Uma história profundamente bela e comovente, contada com a mestria reconhecida de José Mauro de Vasconcelos, vencedor do Prémio Jabuti de Romance, o mais importante prémio literário brasileiro. Recomendado pelo PNL - Leitura recomendada para o 9.º ano.

Vídeo de apresentação do livro.


Vamos Aquecer o Sol
Sinopse
Esta é a continuação do muito aclamado O Meu Pé de Laranja Lima, a obra autobiográfica de José Mauro de Vasconcelos. Neste livro vamos reencontrar Zezé, o menino com um coração do tamanho do mundo, e que, por isso, sofre demais. Agora com dez anos, ele vive com os pais adotivos em Natal, no nordeste brasileiro.
Zezé estuda num colégio católico mas continua a viver no seu mundo de fantasia, onde tem por companhia um sapo imaginário a que chama Adão e com o qual dialoga e desabafa. Nos seus sonhos, Zezé vai criar a imagem ideal de um pai, que lhe surge na figura de um famoso ator de cinema. É pelo seu pai imaginário que Zezé se sentirá amado como um filho de verdade, como nunca antes se sentira.
Uma história de amadurecimento, da passagem da infância para a adolescência, contada com a mais pura sensibilidade por José Mauro de Vasconcelos, vencedor do Prémio Jabuti de Romance, o mais importante prémio literário brasileiro.

Vídeo de apresentação do livro.

O autor
José Mauro de Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro em 1920 e faleceu em São Paulo em 1984. Descendente de portugueses, o autor teve vários empregos durante a adolescência, viajando depois por todo o Brasil e por vários países europeus.
O seu primeiro grande êxito foi Rosinha, Minha Canoa (1962). Em 1968 publicou o seu livro mais conhecido, O Meu Pé de Laranja Lima, que já foi adaptado para televisão, cinema e teatro.
Pelo conjunto da sua obra é hoje considerado um autor clássico da literatura juvenil brasileira do século XX.

Conhece aqui e aqui outros livros que chegaram esta semana às livrarias, das editoras Nascente, Vogais, Topseller e Elsinore.

Sem comentários: