terça-feira, 12 de maio de 2015

«A Inocência das Facas» reune textos e ilustrações de autores conceituados

A Inocência das Facas é uma das mais recentes novidades da Tcharan, uma editora orientada para a literatura infantil. O livro composto por 76 páginas contém textos e ilustrações de vários autores, cujo valor total das receitas visa angariar verbas para a Delegação da Cruz Vermelha da Trofa.

A Inocência das Facas, coordenado pela escritora Adélia Carvalho e pela ilustradora Marta Madureira, foi apresentado ao público no passado dia 2 de Maio, no Porto, explora temas sempre atuais, como a violência de género, os preconceitos e os desencontros de diverso tipo entre as pessoas. O livro, que é um belíssimo álbum ilustrado ao qual se associou a delegação da Cruz Vermelha da Trofa, abre com um texto de José Saramago que David Pintor ilustra, e este é o modelo que acompanha toda a obra, que se desenvolve em pares: as palavras de um escritor encontram uma representação gráfica nas cores e nos traços de um ilustrador.

Textos de José Saramago, Filipa Leal, Raquel Patriarca, Manuela Costa Ribeiro, Marta Bernardes, Manuel Jorge Marmelo, Adélia Carvalho, Valter Hugo Mãe, Inês Fonseca Santos, Emílio Remelhe, Álvaro Magalhães e Afonso Cruz.

Ilustrações de David Pintor, João Vaz de Carvalho, Cristina Valadas, Anabela Dias, Marta Madureira, Evelina Oliveira, Patrícia Figueiredo, Teresa Lima, Alex Gozblau, Gémeo Luís, Maria Remédio e Afonso Cruz.

Encontros que mostram episódios, casos de todos os dias e de muitas vidas; encontros de sensibilidades de escritores e ilustradores, de palavras e imagens que sugerem gestos e comportamentos, vidas interiores, o calor ou o frio dos sentimentos, dos objectos e dos espaços de personagens, de pessoas (e de animais) em que o leitor se (re)vê ou reconhece o mundo que o rodeia. Um livro para ver e pensar temas que muitas vezes nos recusamos a ver e a pensar; uma obra que persegue a construção de um mundo mais civilizado e habitável.
Adélia Carvalho e David Pintor.
No dia de lançamento do livro, na Livraria Papa-Livros.
 Fotos de Joaquim Araújo.

O livro pode ser adquirido entrando em contacto com a editora ou através de vários canais indicados na página no Facebook: https://www.facebook.com/cruzvermelhatrofa


Sem comentários: