segunda-feira, 16 de julho de 2018

«A Viagem», de Francesca Sanna

Editora: Fábula
Data de publicação: 04-06-2018
N.º de páginas: 48
Os termos “refugiado” e “migrante” nunca foram tão usados nos meios de comunicação como nos últimos tempos. São inúmeros os livros sobre estas temáticas que têm sido publicados um pouco por todo o mundo, para informar e alertar os leitores sobre as géneses e problemáticas à escala global que estes acontecimentos podem resultar, se não forem resolvidos. Os editores e escritores para o público infantil e juvenil, são da opinião de que é preciso falar de assuntos sérios com as crianças, e portanto, este flagelo não deve passar despercebido — até porque elas, inadvertidamente, ouvem as notícias que passam na televisão.
A Viagem é o título de um novo álbum ilustrado, escrito e ilustrado pela italiana Francesca Sanna, que aborda o tema delicado de uma família refugiada. Em texto posfácio, a autora informa que entrevistou muitas pessoas de inúmeros países que passaram por esta situação dolorosa.
Eu vivo com a minha família numa cidade perto do mar. (…) no ano passado as nossas vidas mudaram para sempre (…) A guerra chegou. Todos os dias começaram a acontecer coisas horríveis.
É através da voz do filho do casal que vamos acompanhando o trilho da história, que começa com uma família constituída por quatro elementos e logo fica restringida a três: a mãe e os dois filhos.
Um dia a guerra levou o meu pai. Desde então, tudo ficou mais sombrio e a minha mãe foi ficando cada vez mais preocupada.
O lugar onde sempre viveram deixa de ser seguro e por isso despedem-se de todos os que conhecem e, «na calada da noite», dão início a uma viagem (física e emocional) muito atribulada, atravessando fronteiras (de carro, barco, a pé).
Quanto mais nos afastamos… mais deixamos para trás.
O medo, o desespero, a perda, a instabilidade, o perigo, são emoções que despoletam interiormente na mãe destas crianças. Mas, qual mãe-coragem, ela nunca transparece esses sentimentos para os filhos, ao longo da sua jornada.
A Viagem aborda de forma subtil um tema muito delicado, não esquecendo de sublinhar a dureza do mesmo. O que o texto não revela, a parte visual deste álbum encarrega-se de fazê-lo. As ilustrações ricamente detalhadas que acompanham esta história são plenas de metáforas, criam impacto e captam perfeitamente as dificuldades enfrentadas pela família que é obrigada a migrar. Há muitas sombras e manchas de cor preto nas páginas de A Viagem, mas há também cor e esperança.
Podemos interpretar este livro de duas formas: uma, vendo-o como um álbum infantil, e lendo-o e mostrando-o às crianças; outra, como uma novela gráfica, indicado para adolescentes e adultos. Seja através da primeira ou da segunda forma, este é um livro que ajudará a entender o mundo em que vivemos.

Sem comentários: