terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Barack Obama e Oprah Winfrey leram e recomendam «Um Casamento Americano», um romance que aborda questões raciais


Vencedor do Women’s Prize for Fiction 2019, lido e recomendado por figuras como Barack Obama e Oprah Winfrey, Um Casamento Americano chega às livrarias a 3 de Março, com tradução assinada por Tânia Ganho e o selo de qualidade da Quetzal.
Tayari Jones (n. 1970) já escreveu quatro romances e actualmente é professora de escrita criativa em Atlanta.

Sinopse
Roy Othaniel Hamilton e Celestial Gloriana Davenport conheceram-se durante o tempo da faculdade e estão casados há pouco mais de um ano. Vivem em Atlanta. Roy é um homem afável, que aprecia regras e tem um bom emprego. Celestial, é bonita, cheia de carácter e uma artista promissora. Um dia, durante uma visita aos pais de Roy, na Luisiana, a porta do quarto de motel em que se tinham hospedado é arrombada e Roy é preso, acusado de violação. Mas está inocente. Celestial sabe-o e nós, os leitores, também. Roy é condenado a 12 anos de prisão.
A segunda parte do livro é epistolar e como que um diálogo entre os dois, ele preso, ela em liberdade. À medida que os anos passam, os ressentimentos aumentam, assim como os silêncios e os intervalos das cartas. Cinco anos volvidos, Roy ganha um recurso e é libertado. Na terceira parte do livro (cheia de acontecimentos) veremos como tudo mudou e como o passado não pode ser desfeito.
Uma narrativa fortíssima, com um extraordinário trabalho no delinear das três personagens principais (e narradores: Roy, Celestial e Andre, o grande amigo comum), face a questões morais, raciais e legais.

Alguns elogios da imprensa internacional
«Brilhante e doloroso. Inesquecível.» USA Today

«Tayari Jones escreve de forma brilhante sobre a expectativa, a perda e a injustiça racial.» Esquire

«Cheio de tensão e atualidade, e de interpelações corajosas sobre classe e raça.» People

Sem comentários: