sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Roberto Bolaño e Pablo d’Ors são autores de livros que serão lançados este mês

Para este mês a Quetzal Editores apresentam 4 livros. Além de Grande Turismo, de João Pedro Vala, e As Sombras de Uma Azinheira, de Álvaro Laborinho Lúcio, destaque para uma antologia de contos de Roberto Bolaño e para uma nova edição (traduzida por Cristina Rodriguez e Artur Guerra) do livro mais conhecido do padre, filósofo, teólogo e escritor Pablo d’Ors, um breve ensaio sobre a meditação.

Chamadas Telefónicas
Na primeira coletânea de narrativas curtas de Roberto Bolaño, Sensini, um velho escritor sul-americano exilado, ensina outro escritor mais jovem, também expatriado, os meandros dos prémios literários da província; Arturo Belano, com dezasseis anos, falta às aulas para ir ao cinema e às livrarias e passar as tardes na rua com um misterioso mexicano do Norte, sempre armado; Rogelio Estrada, filho de um comunista chileno, conta a sua vida ligada à máfia russa, em Moscovo; William Burnes, um pacato cidadão norte-americano que protege duas mulheres do que elas chamam «o assassino», vê-se envolvido num «assassínio errado»; Joanna Silvestri, antiga diva do cinema porno, conta o reencontro amoroso com o seu antigo parceiro, Jack Holmes. Estas e outras histórias remetem para outros romances, outros escritores, outras personagens do universo ficcional de Bolaño - um complexo e fascinante organismo vivo, em permanente expansão.

Do mesmo autor de 2666, Sepulcros de Cowboy, Putas Assassinas, Os Detetives Selvagens, O Espírito da Ficção Científica e Noturno Chileno.

Biografia do Silêncio
Basta um ano de meditação perseverante para chegarmos à conclusão de que podemos viver de outra maneira. Pablo d’Ors considera que esta prática abre brechas no modo como encaramos os nossos desafios e encruzilhadas. Em pouco mais de uma centena de páginas de grande intensidade, Biografia do Silêncio mostra-nos a importância dessa humilde mas profunda virtude que é a atenção. Milhares de leitores escreveram ao autor para lhe agradecer este livro, levando-o a fundar, em 2014, a associação 'Amigos do Deserto', cujo propósito é aprofundar e promover a prática contemplativa.

«Se escrevi estas páginas, foi precisamente para aumentar a minha fé no silêncio, pelo que o mais sensato é deixar já as palavras e lançar-me, confiante, nesse oceano escuro e luminoso que é o silêncio.»

Do mesmo autor de Viver, Amar, Morrer, Sendino Está a Morrer e O Amigo do Deserto.

Sem comentários: