sábado, 19 de fevereiro de 2022

«A Tatuadora de Jaipur» é um dos novos romances das Edições ASA

O que têm em comum Monica Wood, Francine Rivers e Alka Joshi? Além de viverem nos E.U.A., são autoras de novos romances que saem sob a alçada da ASA.

Monica Wood é romancista, biógrafa e dramaturga americana. Após Um Rapaz Muito Especial (Topseller, 2016), chega a Portugal um novo romance da sua autoria, A Arca.

Sinopse
Ernie Whitten está a viver as semanas finais de uma história de amor. Marie, sua mulher há 45 anos, vai morrer em breve. Homem pragmático, ele nunca partilhara - nem percebera, na verdade - o gosto de Marie pela arte. Mas a relação de Ernie com o mundo está a mudar e a abertura de um concurso para projetos artísticos na universidade local leva-o a tomar a inesperada decisão de participar.
O projeto de Ernie - uma arca inspirada na Arca de Noé - rapidamente se torna um bálsamo para os dois. Marie adora vê-lo no jardim a construir esta excentricidade, e Ernie alimenta-se da atenção dela. Pouco a pouco, a arca torna-se o símbolo da solidez do casamento deles.
À medida que a arca vai ganhando forma, também as vidas dos que o rodeiam se transformam. Há Dan Little, um funcionário da câmara, que vai multar Ernie pela sua construção não autorizada e faz uma descoberta importante. Há Francine Love, uma precoce menina de 13 anos, carente de atenção e carinho. Há o poderoso Henry John McCoy, um homem habituado a ser admirado e temido mas que não consegue recuperar o amor da filha. E há ainda Pumpkin Pie, o cão embaraçoso que coloca Ernie perante si próprio.
Estas são histórias de vidas em rota de colisão, unidas para o melhor e o pior. O que resulta é uma homenagem à grandeza e à fragilidade do espírito humano. E são raros os escritores que conseguem captar a sublime beleza das vidas comuns como o faz Monica Wood.

A grande história de amor que conquistou o coração de milhões de leitores em todo o mundo, chega finalmente a Portugal. Um Amor Incondicional, uma «história transformadora sobre um amor maior do que a vida», firmou a americana Francine Rivers, autora de uma vasta obra traduzida para mais de trinta línguas, como um nome entre as mais reputadas escritoras românticas e inspiracionais da actualidade. Um Amor Incondicional está a ser adaptado ao cinema.

Sinopse
Califórnia, 1850. Um lugar e uma época impiedosos em que os homens vendem a alma por um punhado de ouro e as mulheres vendem o corpo por um lugar para dormir.
Angel era apenas uma criança quando foi vendida como prostituta. Rapidamente aprendeu a não esperar nada de ninguém… apenas traição. Ao longo dos anos, o único sentimento que a tem alimentado é o ódio por todos os que lhe roubaram a inocência e a deixaram com um irreparável vazio interior.
Um dia, porém, conhece um homem diferente de todos os outros. Michael Hosea busca o divino em todas as coisas e vê em Angel algo que nem ela própria se permite ver. Michael ama-a incondicionalmente e, aos poucos, vai conquistando um lugar cada vez maior no seu coração.
Mas com a chegada inesperada desse amor, Angel é tomada por sentimentos incontroláveis de medo e desprezo por si mesma. Há muito que aceitara não haver salvação para a sua alma devastada. Resta-lhe fugir de volta para a escuridão do mundo em que cresceu.

Alka Joshi nasceu na Índia e foi viver para os Estados Unidos. Atualmente reside na Califórnia. O seu primeiro romance, a publicar no início de Março, foi um sucesso tão inesperado e estrondoso que incentivou a escritora a continuar a contar a história dos seus personagens numa trilogia. A Tatuadora de Jaipur, «uma história de amor-próprio e perseverança, de vingança… e perdão» será em breve adaptado ao grande ecrã com Freida Pinto (Quem Quer Ser Bilionário?) no principal papel.

Sinopse
Aos dezassete anos, Lakshmi foge de um casamento arranjado e ruma a Jaipur, a vibrante metrópole cor-de-rosa. É lá que se reinventa como artista, conseguindo tornar-se tatuadora de hena das mulheres mais ricas da cidade, que a buscam atraídas pelo talento mas também pelos seus poderes de curandeira e pela sua discrição como confidente. Mas embora muitos segredos lhe sejam revelados, os dela têm de permanecer guardados a sete chaves.
À medida que a popularidade de Lakshmi aumenta, também os seus esforços para proteger a reputação e a carreira se intensificam. A ameaça, porém, não tarda a bater-lhe à porta: o marido encontrou-a, tem um plano, e não está sozinho, vem acompanhado de uma menina de treze anos, Radha, a irmã que a Lakshmi não sabia ter.
Radha é curiosa e rebelde, uma combinação perigosa que preocupa Lakshmi. Agora que as vidas de ambas estão intrinsecamente ligadas, será ela capaz de manter a liberdade que conquistou a pulso e, ainda assim, proteger a irmã?
Exótico e envolvente, A Tatuadora de Jaipur é um retrato fulgurante de um país e de uma mulher. Há algo de mítico (e místico) na sabedoria ancestral de Lakshmi e na sua ânsia por liberdade numa sociedade que oscila ainda entre as velhas tradições e a modernidade, um mundo que é simultaneamente sumptuoso e fascinante, austero e cruel.

Sem comentários: