quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Novos livros dos médicos João Carlos Melo e José Roquette


Uma Luz na Noite Escura
A solidão é o mal do século: a epidemia da COVID-19 criou desertos de solidão quase intransponíveis. Com o acesso de cada vez mais pessoas às novas tecnologias podemos estar em contacto virtual com todo o mundo, sem estarmos realmente com alguém. É cada vez mais fácil passarmos longos períodos isolados. Mas o ser humano é um animal social. Impõe-se então perguntar: Sabemos lidar com a solidão? É possível estar só e ser-se feliz? Que prejuízo pode ter para o nosso bem-estar a falta de contacto com outras pessoas?
O autor dá-nos a conhecer casos de experiências de isolamento sob matizes variados, quer de figuras heroicas, quer de pessoas anónimas, introvertidas e extrovertidas, alegres e tristes, enérgicas e calmas, mais fortes ou mais frágeis do ponto de vista psicológico, solitárias e sociáveis. Genuíno Madruga na sua volta ao mundo, João Garcia no topo do monte Evereste, Michael Collins a orbitar a Lua e tantos outros. Estes homens pioneiros e corajosos partilham uma capacidade incomum: a de estarem sozinhos consigo próprios sem sentirem solidão. Mas o que é afinal a solidão? Como é que ela se distingue de estarmos sós? Como evitar sofrer quando a solidão nos toca?

João Carlos Melo é médico psiquiatra, psicoterapeuta, grupanalista e membro titular didata da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG), full member da Group Analytic Society International (GASI) e assistente graduado do Hospital Fernando Fonseca, onde exerce as funções de coordenador do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria.
É autor dos livros editados pela Bertrand Reféns das Próprias Emoções e Nascemos Frágeis e Recebemos Ordens para Sermos Fortes.



De Coração nas Mãos
Quando, no final de 2019, entrou numa sala cheia no Terreiro do Paço, José Roquette sabia que à sua frente estava o culminar de uma carreira. Celebrava-se o vigésimo aniversário da inauguração do Hospital da Luz e, igualmente, os seus esforços enquanto diretor clínico. Contudo, no seu íntimo a celebração tinha ainda mais significado. Festejava a sua vitória sobre o cancro. E com ela, todos os profissionais que tinha conhecido nesse caminho, a sua família e todos quantos o haviam acompanhado. Festejava ainda uma vida dedicada à medicina. Vida essa que o levou dos mares gelados da Terra Nova aos corredores estreitos do Hospital de Santa Marta. Dos estaleiros da Docapesca às clínicas privadas da Suíça.
No seu caminho de vida já soma centenas de doentes, famílias, vidas e sonhos. Um legado que se reflete diariamente naqueles que foi privilegiado o suficiente para conseguir ajudar.

José Roquette nasceu em 1946. É atualmente presidente do Conselho Clínico do Grupo Luz Saúde. Ao longo da sua carreira passou por vários hospitais nos setores público e privado, destacando-se como diretor clínico do Hospital da Luz Lisboa, cargo que ocupou até 2019. Foi diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Hospital de Santa Marta. É membro fundador da European Association of Cardiothoracic Surgery e ocupou várias posições de liderança (incluindo a presidência), tanto na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular, como na Sociedade Médica dos Hospitais Civis de Lisboa. Foi condecorado, em dezembro de 2015, com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo então presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. 

Sem comentários: