sábado, 5 de fevereiro de 2022

Entre as novidades da Alfaguara e Suma de Letras constam livros de Manuel Vilas e Daniel Cole

Vasco Gato, Miguel Filipe Mochila, Miguel Serras Pereira, Inês Guerreiro, Gonçalo Neves e José Remelhe são os tradutores de novos romances, da Alfaguara e Suma de Letras, que já chegaram ou vão chegar brevemente às livrarias.

Tomás Nevinson
de Javier Marías
Dois homens - um deles na ficção, o outro na vida real - tiveram oportunidade de assassinar Hitler antes que ele desencadeasse a Segunda Guerra Mundial. Um mal menor teria impedido um mal maior. Se é legítimo pensar que aqueles dois homens deveriam ter disparado sobre o Führer para evitar a morte de milhões, até que ponto podemos decidir quem merece viver ou morrer?
Tomás Nevinson, marido de Berta Isla, cai na tentação de regressar aos Serviços Secretos após uma temporada de ausência. Estamos no ano de 1997. Tomás é incumbido de se deslocar a uma cidade do Noroeste de Espanha para identificar uma pessoa que, dez anos antes, participara em atentados do IRA e da ETA.
A missão é-lhe atribuída pelo seu ex-chefe, Bertram Tupra, figura ambígua que já anteriormente lhe atrapalhara a vida. Ambos são anjos desagradáveis que devem velar pela tranquilidade dos demais.
Deste grande escritor espanhol encontram-se nas livrarias os títulos Assim começa o mal, Coração tão Branco, Berta Isla, Não mais amores, Amanhã na Batalha Pensa em Mim, Todas as almas e a trilogia O Teu Rosto Amanhã.

Os Beijos
de Manuel Vilas
Março de 2020. Um professor reformado abandona Madrid, cumprindo ordens médicas, e instala-se sozinho numa casa na floresta, nas proximidades de uma pequena povoação. Aí conhece uma mulher hipnotizante, quinze anos mais nova. Ele chama-se Salvador, ela chama-se Montserrat: entre os dois germina uma inesperada relação de confiança, alimentada por uma cadeia de revelações surpreendentes.
Os encontros sucedem-se e são como um bálsamo redentor para duas vidas marcadas pela solidão. Apaixonam-se perdidamente e vão construindo uma relação madura, mesmo se assombrada pela realidade de corpos que já perderam a juventude, pelas memórias de um passado que teima em reaparecer e pela estranheza de se encontrarem numa era que apanhou a Humanidade de surpresa. A narrativa de um homem e de uma mulher que procuram no amor o sentido mais profundo da vida.

Do mesmo autor de Em Tudo Havia Beleza e E, de Repente, a Alegria.


As Partículas Elementares
de Michel Houellebecq
Bruno e Michel são meios-irmãos. Foram abandonados pela mãe, que cristalizou nos anos sessenta, num mundo saturado de drogas e de amor livre. Bruno, o mais velho, é professor de Literatura, consumidor de pornografia, misógino, racista e promíscuo. Michel, biólogo e investigador, leva uma existência monástica, renunciou ao sexo e vive imerso na solidão do seu trabalho. A cada um deles é oferecida uma derradeira oportunidade de amor verdadeiro.
A trama que se desenrola, contudo, é cáustica e imprevisível, ilustrando genialmente a crise afetiva e sexual da sociedade ocidental.
Outros romances do autor: Serotonina, Submissão, Plataforma e Lanzarote.

O Mundo que Conhecíamos
de Alice Hoffman
Em Berlim, na época em que o mundo mudou, Hanni Kohn sabe que deve mandar embora a filha de 12 anos, para a salvar do regime nazi. O desespero leva-a até Ettie, a filha de um rabino, cujos anos a bisbilhotar perto do pai lhe permitem criar uma criatura judia mística, um golem raro e incomum que jura proteger a filha de Hanni, Lea. Depois de Ava ganhar vida, ela, Lea e Ettie ficam eternamente ligadas, os seus caminhos predestinados a cruzar-se, os seus destinos ligados.
Lea e Ava viajam de Paris, onde Lea encontra a sua alma gémea, para um convento no Oeste de França, conhecido pelas rosas de prata, chegando a uma escola numa aldeia no topo de uma montanha onde três mil judeus foram salvos. Enquanto Ettie permanece escondida, à espera de se tornar a lutadora que está destinada a ser.
Dos sete livros de Alice Hoffman que já foram editados em Portugal, apenas encontram-se disponíveis Encantamento, Magia e Sedução e O Pássaro da Noite.


Ressurrecta
de Vic Echegoyen
História coral e vibrante, mas, ao mesmo tempo, humana, Resurrecta narra, minuto a minuto, as seis catastróficas horas que transformaram a História de Europa.
Um romance que atinge o coração do leitor sob a aparência de desordem e horror, através de um mosaico das emoções das suas personagens: da responsabilidade do ministro do rei à sede de vingança do réu; do médico assoberbado à jovem que arrisca a própria vida para salvar o seu amado; do castrato que canta para as vítimas até à freira que foge do convento para as socorrer. Todos eles serão os pilares da nova Lisboa ressuscitada dos seus escombros.


Jogo Final
de Daniel Cole
Quando Finlay Shaw, agente da polícia reformado, é encontrado sem vida num quarto fechado por dentro, tudo aponta para suicídio. Porém, o infame inspector William «Wolf» Fawkes não acredita nessa versão da história.
Com a ajuda da antiga colega, a inspectora-chefe Emily Baxter, e o detective privado Edmunds, Wolf, que fez um acordo com os seus ex-superiores para conduzir uma investigação antes de ser julgado por seus crimes, começa a esmiuçar os primórdios da carreira de Shaw. Levantam-se então dúvidas em relação à idoneidade da vítima e suspeitas de uma relação extraconjugal.
Nem todos desejam o regresso de Wolf e, enquanto ele mergulha nas profundezas da corrupção policial, não ficará em jogo apenas a sua carreira, mas também as vidas daqueles que ama profundamente.

Deste autor, foram publicados em 2018 Boneca de Trapos e O Carrasco em 2019.

Sem comentários: