sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Editora SELF publica «Talvez Devesses Falar com Alguém», da americana Lori Gottlieb

A Editora SELF traz para Portugal, a 8 de Fevereiro, um dos livros mais elogiados nos últimos tempos na área de autoajuda e psicologia. Talvez Devesses Falar com Alguém, que  já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só nos E.U.A., será adaptado para uma série televisiva protagonizada pela actriz e produtora norte-americana Eva Longoria.
A autora americana Lori Gottlieb, desmistifica a questão da terapia e autoajuda, levando os leitores aos bastidores do seu mundo - um lugar onde os seus pacientes (e ela também) estão à procura de respostas.

Melhor Livro do Ano para o Kirkus
Melhor Livro do Ano para o Chicago Tribune
Melhor livro de não ficção do ano para a The Oprah Magazine
Finalista do Goodreads Choice para Melhor Livro do Ano

Sinopse
Um livro hilariante, provocador e surpreendente, que nos leva aos bastidores do mundo de uma terapeuta - um lugar onde os seus pacientes estão à procura de respostas (e ela também!).
Num dia Lori Gottlieb é uma terapeuta que ajuda pessoas no seu, no outro uma crise faz o seu mundo desabar. Subitamente entra na história Wendell, um terapeuta peculiar mas experiente, em cujo escritório ela "aterra".
Com uma sabedoria e humor surpreendentes, Gottlieb convida-nos a entrar no seu mundo como profissional e paciente, examinando as verdades e ficções que contamos a nós próprios e aos outros enquanto oscilamos na corda bamba entre o amor e o desejo, o significado da vida e a mortalidade, a culpa e a redenção, o terror e a coragem, a esperança e a mudança.
Este é um livro revolucionário na sua transparência e oferece um passeio profundamente pessoal mas universal pelos nossos corações e mentes.

Excerto
«Tem compaixão.
Respira fundo.
Tem compaixão, tem compaixão, tem compaixão…
Repito esta frase mentalmente como um mantra, enquanto o homem de 40 anos de idade sentado à minha frente me fala de todas as pessoas que fazem parte da sua vida que são “idiotas”.
Quer saber porque está o mundo cheio de idiotas. Nascerão assim? Tornar‑se‑ão idiotas mais tarde? Talvez, reflete ele, tenha alguma coisa a ver com a quantidade de produtos químicos artificiais que, hoje em dia, são adicionados aos alimentos que comemos.
— É por isso que tento comer só produtos orgânicos — diz ele.
— Para não ficar idiota como toda a gente.»

O que dizem sobre o livro
«Lori mostra-nos como é estar em ambos os lados do sofá com doses de humor reconfortante e sabedoria inestimável.» O, The Oprah Magazine

«Lori Gottlieb habilmente tece histórias ricas da sua experiência como psicoterapeuta – não apenas para nos entreter ou nos ensinar sobre os outros, mas para nos ensinar, de forma bela e subtil, mais sobre nós mesmos.» Harvard Business School Magazine

«Um livro que me desafiou a olhar-me sob uma luz inteiramente nova e, ao mesmo tempo, extremamente divertido e absorvente. Uma raridade!»
Katie Couric, jornalista no CBS

«Nunca li um livro tão ousado e atrevido, tão cheio de boas histórias, tão honesto, profundo e fascinante.» Irvin D. Yalom, psicoterapeuta, psiquiatra e autor bestseller

A autora
Lori Gottlieb (n. 1966) é psicoterapeuta e autora bestseller do New York Times. Ela escreve artigos para a sua coluna semanal de aconselhamento "Dear Therapist" da revista The Atlantic. A sua palestra no TED Talk de 2019 foi uma do “ Top 10 Mais Vistas do Ano”. Ela é uma profissional muito procurada pelos media, como o The Today Show, Good Morning America, The CBS Early Show e CNN.

Sem comentários: