terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

«Anda Daí, Medo» é um dos novos livros direcionados para o público infanto-juvenil

Anda Daí, Medo
de Ana Alexandra Carvalheira e Raquel Russo

Quando somos pequenos a gestão das nossas emoções não é um trabalho fácil. As emoções parecem surgir sem avisar e muitas vezes a criança não as identifica ou compreende. Que frio é este na barriga? Que calor é este nas bochechas? O que é este aperto no estômago?
A proposta deste livro é ajudar a criança a identificar, compreender e lidar com algumas emoções abordadas nas quatro histórias deste livro: medo, raiva e tristeza. A última história permite falar de outros sentimentos e atitudes como a vergonha e a coragem.
De forma a auxiliar a criança neste processo de compreensão das suas emoções, este livro inclui no final de cada história algumas perguntas que ajudam a pensar e a falar sobre cada emoção. Cada questão colocada visa orientar o pequeno leitor no sentido do reconhecimento dos seus próprios sentimentos.
Depois das perguntas, este livro conta ainda com um anexo dedicado aos pais, professores e educadores. Aqui os adultos poderão encontrar sugestões sobre a melhor forma de orientar os pequenos na gestão e compreensão dessas emoções.
No final do livro o leitor irá descobrir uma breve prática de meditação em que o adulto educador pode guiar a criança e que a ajudará no equilíbrio dos seus sentimentos!

Animais Nossos Amigos
de Afonso Lopes Vieira e Dina Sachse

Da autoria do poeta e pedagogo Afonso Lopes Vieira, Animais Nossos Amigos é um clássico para crianças esgotado há muito tempo que constitui um marco da literatura portuguesa para a infâncial.
Integrando o Plano Nacional de Leitura, o livro consta de um conjunto de poemas didácticos sobre animais (cão, gato, burro, bois, abelhas, passarinhos, etc.), vincando a sua ligação à vida rural e urbana e ao Homem.
O seu texto caracteriza-se pelo uso da rima, diferentes figuras de estilo e paralelismos estruturais e sonoros, tornando-o bastante recomendável para crianças entre os 4 e os 12 anos.

O Grande Salto
de Nuria Parera e Carolina Luzón

O Babu era um menino de olhos grandes, um menino perdido num mundo demasiado grande. Um dia chegou o circo e a Romina convidou o Babu a mostrar a sua criatividade.
Um conto sobre a transformação da tristeza e a superação dos obstáculos graças ao poder do riso e da imaginação.


A Menina e o Dinossauro
de Hollie Hughes e Sarah Massini

Naquela noite, as estrelas brilharam ainda mais, com tantos sonhos que passeavam pelo ar. Então, um dinossauro muito dorminhoco preparou-se para acordar.
A Mariana mora numa vila à beira-mar. Vai muitas vezes à praia e gosta de fazer escavações na areia, mas fica sozinha, sem amigos para brincar…
O que procura a Mariana debaixo da areia, junto ao mar? Serão ossos de dinossauro que ela quer encontrar?
Então, certa noite, a Mariana adormece a desejar, do fundo do coração, que o seu dinossauro ganhe vida... e o sonho transporta-a para um lugar mágico, sobre o qual os adultos nada sabem… Shhh, não podemos contar. 

 

Avó Z
de Daniel Gray-Barnett

Uma história muito original, de uma avó extravagante e da magia que traz à vida do seu neto normal.
A vida do Alberto é normal, previsível e monótona. Até que, inesperadamente, no dia do seu aniversário, a avó Z chega à cidade e leva-o numa extraordinária aventura. A vida do Alberto nunca mais será a mesma!
Um livro que fala sobre as relações familiares, a liberdade, os sonhos, a singularidade e a imaginação.
Uma obra multipremiada e aclamada pela crítica, com ilustrações arrojadas, cheia de humor, imaginação e magia. 

 

Sê uma Árvore!
de Maria Gianferrari e Felicita Sala

Aclamado pela crítica, com texto lírico e informativo, e belíssimas ilustrações de uma artista premiada.
Nós, tal como as árvores, vivemos em comunidade. Partilhamos informação e alimentos, tomamos conta uns dos outros, e sabemos que, juntos, somos mais fortes.
Nesta maravilhosa celebração da Natureza, as autoras comparam-nos à beleza e grandeza das árvores, e mostram-nos de que forma elas nos podem inspirar a sermos pessoas melhores.
Um texto em forma de verso que dá a conhecer a vida das árvores e como podemos ser como elas. Informativo e inspirador mostra como elas (e os seres humanos) vivem em comunidade e são importantes para o bom funcionamento do nosso planeta.


A Ágata Tem Medo do Escuro

de Anna Pignataro
A Ágata não gosta do escuro e os comentários do Jorge não estão a ajudar.
Para piorar, sem querer fica fechada numa divisão às escuras no infantário, e toda ela treme de medo. Será que à noite vai conseguir dormir na sua cama?
Uma história sobre aprender a enfrentar os medos.


Os Ovos Misteriosos

de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar
Cada ovo fechado é um mistério! Será de tartaruga, de pata, de águia, de lagartixa, de algum monstro? Quem adivinha?
Divirtam-se a descobrir e a seguir as tremendas confusões e as aventuras por que passa a boa galinha que chocou uma ninhada de estranhos ovos.
E descubram, ao mesmo tempo, que, afinal, as diferenças podem unir em vez de separar, e que o amor é a coisa mais importante da vida.

Sem comentários: