sexta-feira, 30 de junho de 2023

O novo romance da mais jovem vencedora do Booker Prize

A escritora neozelandesa Eleanor Catton regressa com um tríler intenso e actual. Em A Floresta de Birnam, a autora aborda,
entre outras, questões como o clima, as novas tecnologias e a liberdade de expressão. Um romance - finalista do Prémio Orwell 2023 para ficção - com teor sociopolítico sofisticado que pretende dar espaço e trazer à discussão estes temas prementes.
Este título contou com a tradução de Maria Dulce Guimarães da Costa e Vasco Teles de Menezes.
Eleanor Catton é também autora de O Ensaio e de Os Luminares.

O novo livro da Nobel Annie Ernaux no catálogo da Livros do Brasil

Perder-se
, o sétimo livro publicado pela Livros do Brasil da Nobel de Literatura 2022, revela o diário íntimo mantido por Annie Ernaux durante o ano e meio em que viveu uma relação intensa e secreta com um diplomata russo, mais jovem, casado, que a deixou à beira da obsessão.
Esta obra, da mesma autora de O Acontecimento, fica disponível nas livrarias a partir do dia de hoje, numa tradução assinada por Tânia Ganho.

«Apercebi-me de que existia nestas páginas uma “verdade” distinta da contida em Uma Paixão Simples. Algo cru e negro, sem salvação, uma espécie de oblação. Pensei que também isso devia ser trazido à luz do dia.» Annie Ernaux

«Uma Paixão Simples foi uma memória inteligentemente talhada; Perder-se é uma grande porção da sua vida e a versão mais interessante do caso. (...) Suspeito que este livro virá a tornar-se uma espécie de totem para amantes: um manual para os ajudar a encontrar o seu centro quando, tal como Ernaux, se perdem de amor.» The Guardian 

quinta-feira, 29 de junho de 2023

'Eu quero, eu posso, eu consigo' é o lema de vida de Carmo Sousa Lara, a autora do livro «Uma Autoestima sem Tamanho»


Em meados do mês que vem, a Contraponto Editores lançará Uma Autoestima sem Tamanho, um livro que destina «a quem quer conquistar um espaço, ter uma voz e realizar os seus sonhos sem ter de pedir licença a ninguém. Em suma, é um livro com um único propósito: ajudar as mulheres a serem mais felizes.»

Carmo Sousa Lara, a autora, «durante grande parte da sua vida, sofreu por não se encaixar em nenhum padrão, por sentir que não estava à altura das expectativas. Com um historial de compulsão alimentar e de ansiedade, bateu no fundo, até que escolheu gostar mais de si...»

Texto de apresentação
A mudança começa com a vontade de querermos ser mais felizes

Há vários anos que Carmo Sousa Lara é uma das mais importantes vozes do movimento Body Positivity e do empoderamento feminino em Portugal. Num exercício de grande honestidade, a empreendedora e ativista revisita a própria história, mostrando o que tem feito para gostar mais de si mesma, enquanto promove uma mudança de mentalidades que dá palco às mulheres, tornando-as visíveis e cada vez mais capazes.
Com exercícios práticos ao longo dos vários capítulos, esta é uma leitura obrigatória para quem está a descobrir o caminho a seguir e não se quer deixar dominar pelas inseguranças, para todas as que precisam de fazer as pazes com o próprio corpo e estão assoberbadas pela culpa e pelo sentimento de não serem suficientes.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Os novos livros dos autores espanhóis Alexandra Reinwarth e Borja Vilaseca

Em Não Acredite em Tudo o Que Pensa, a autora espanhola de Alexandra Reinwarth, que já escreveu vários livros de desenvolvimento pessoal, revela como pode o leitor escapar às armadilhas mentais e tomar decisões melhores e mais livres. Esta obra, da mesma autora de Guia das Boas Raparigas para Serem Cabras, ensina a identificar estas armadilhas mentais e a compreender os seus mecanismos, para evitar cairmos nelas… uma vez mais!

De Borja Vilaseca, escritor, conferencista, professor e empreendedor espanhol, chega até nós o livro Prazer em Conhecer-me, obra onde o autor revela como podemos conhecer a nossa personalidade através do eneagrama. O objetivo principal é encorajar o leitor a olhar para dentro, para o seu interior, conhecer a sua personalidade com base no «eneatipo» e a partir daí perceber padrões de comportamento, medos e desejos inconscientes, principais defeitos, entre outros. Do mesmo autor de Nada É por Acaso
 
Estes dois títulos serão publicados pela Pergaminho a 6 de Julho.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Passatempo: «A Vida de Tolstói», de Romain Rolland

Em colaboração com a Guerra e Paz Editores, o blogue Silêncios que Falam vai oferecer 1 exemplar de 𝑨 𝑽𝒊𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝑻𝒐𝒍𝒔𝒕𝒐́𝒊, biografia do escritor russo de obras como Guerra e Paz, A Morte de Ivan Ilitch, Ressurreição e Anna Karénina.
Este livro, da autoria de 𝐑𝐨𝐦𝐚𝐢𝐧 𝐑𝐨𝐥𝐥𝐚𝐧𝐝, pertence à colecção 'Biografias Guerra e Paz'.

Mais informações: https://rb.gy/4ke1x | https://www.guerraepaz.pt/coleccoes/biografias-guerra-e-paz/

Para te habilitares a ganhar, só tens de enviar para silenciosquefalam2010@gmail.com a resposta à seguinte questão:
𝐀 𝐩𝐫𝐨́𝐱𝐢𝐦𝐚 𝐛𝐢𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐜𝐨𝐥𝐞𝐜𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐞𝐫𝐚́ 𝐩𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐮𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐨 𝐦𝐞̂𝐬 𝐝𝐞 𝐉𝐮𝐥𝐡𝐨, 𝐝𝐚 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐫𝐢𝐚, 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦, 𝐝𝐞 𝐑𝐨𝐦𝐚𝐢𝐧 𝐑𝐨𝐥𝐥𝐚𝐧𝐝. 𝐄𝐬𝐭𝐚 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐛𝐢𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐞́ 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐦?

Indica na mensagem também o teu nome e cidade onde moras.

NOTAS:
→ Este passatempo termina às 23h59 do dia 30 de Junho e o vencedor será seleccionado aleatoriamente e o seu nome anunciado em comentário aqui neste post no dia seguinte;
→ Envios apenas para Portugal Continental e Insular.

«A Cozinheira de Frida» é um dos livros que chegam esta semana às livrarias

Em A Cozinheira de Frida, a autora e jornalista argentina Florencia Etcheves conseguiu recriar o lado mais humano de Frida Kahlo, ao mesmo tempo que criou um romance poderoso onde intrigas, amores e invejas tecem uma história cativante de amizade e lealdade entre duas mulheres unidas pelo destino.
Atravessando mais de três mil anos de história, o premiado historiador inglês Simon Sebag Montefiore revela em Titãs da História, as extraordinárias vidas de rainhas, imperatrizes e atrizes, reis, sultões e conquistadores, profetas, artistas, cortesãs, psicopatas e exploradores. São personalidades que fizeram-se de dramas surpreendentes, de coragem e aventura, de libertinagem e matança, de virtude e crime, de heroísmo e traição.
Estas duas obras são duas das próximas novidades da Planeta, a publicar esta semana.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

«A Louca da Casa», a 'magnum opus' de Rosa Montero, ganha nova edição

Um romance? Um ensaio? Uma autobiografia? A Louca da Casa, publicado em 2003, é o livro mais pessoal de Rosa Montero, jornalista e escritora espanhola, nascida em 1951. Nesta sua obra, sua magnum opus, - uma ode à arte de escrever - a autora empreende uma viagem ao mais profundo do seu ser através de um jogo narrativo pleno de surpresas.
O livro será reeditado pelo Grupo Porto Editora.

Rosa Montero é autora de uma vasta obra, entre as quais consta A Boa Sorte.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Dom Quixote reedita romances de Helena Marques e Lídia Jorge

A Dom Quixote lança este mês novas edições de romances marcantes na carreira literária de Helena Marques (1935-2020) e Lídia Jorge (n. 1946).

Uma edição que assinala os 30 anos de um dos livros mais marcantes na obra de Helena Marques (1935-2020), que se estreou precisamente com O Último Cais, romance que agora é reeditado
(11.ª edição) com um prefácio de João de Melo, que a dado passo escreve: «Sentimo-nos bem no interior deste livro melódico e feminino, cuja escrita vence todos os desafios da linguagem romanesca. Dele nos vem uma pulsão extraordinária, talvez algo excepcional, a qual se traduz num prazer de leitura que se comunica com os sentidos do leitor».
Quando foi publicado, em 1993, O Último Cais, muito elogiado pela crítica e pelos leitores, foi distinguido com os seguintes prémios: Grande Prémio de Romance e Novela da APE; Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa; Prémio Máxima Revelação; Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores.
A obra da autora encontra-se traduzida em alemão, italiano, castelhano, grego, romeno e búlgaro.

«O Último Cais é um texto envolvente, sedutor, pela sua aparente simplicidade. Pela sua beleza. Pela sua força, tecida de pequenas fragilidades, de pequenas fragrâncias de pequenas cintilações musicais...» Maria Teresa Horta


Segundo romance de Lídia Jorge, publicado pela primeira vez em 1982, O Cais das Merendas, vencedor do Prémio Cidade de Lisboa, desenrola-se em torno do tema da identidade no Portugal logo após o 25 de Abril.

Sobre ele escreveu o seguinte Eduardo Lourenço: «O Cais das Merendas não é apenas um dos mais originais romances do pós-25 de Abril. É uma viagem única, uma autêntica radiografia de um mundo – o nosso – colhido ao mesmo tempo na encarnação proliferante do nosso imaginário como retrato da nova quotidianidade nacional e como tempo esperado de todos os cais.»
Esta é a 7.ª edição da obra.

Conhece, aqui, outras duas publicações recentes da editora.

sábado, 17 de junho de 2023

Novo romance de Enrique Vila-Matas entre as novidades da Dom Quixote

Um novo livro de Enrique Vila-Matas (n. 1948), premiado escritor espanhol, autor de obras como Estranha Forma de Vida e Esta Bruma Insensata, será publicado na última semana deste mês pela Dom Quixote, numa tradução assinada por José Teixeira de Aguilar. Referir que as obras deste autor são uma mescla de ensaio, crónica jornalística e novela.

Sinopse
Montevideu
é uma ficção verdadeira, um grande tratado sobre a ambiguidade do mundo como traço característico do nosso tempo, um romance em que o melhor Vila-Matas encontra a forma de nomear novamente as coisas quando parece que tudo já foi dito; façanha tanto mais admirável porque o núcleo central da sua obra não é outro senão a modernidade do romance.


De Vivian Gornick (n. 1935), jornalista, escritora e crítica feminista radical americana, que já escreveu diversos livros de ensaios, memórias e biografias, chega a Portugal no início de Julho Vínculos Ferozes, uma verdadeira obra-prima entre os livros de memórias – ganhou recentemente um novo fulgor ao ser considerado pelos críticos literários do New York Times o Melhor Livro de Memórias dos Últimos 50 Anos. Esta obra publicada originalmente em 1987 é agora traduzida para o nosso idioma, num trabalho que esteve a cargo a tradutora Maria de Fátima Carmo.


Sinopse
Nestas memórias profundamente marcantes e perturbadoras, a escritora e ativista Vivian Gornick conta a história da batalha que travou com a mãe durante toda a vida pela sua independência. Escreveram-se já muitos livros sobre mães e filhas, mas nenhum retratou esta relação, a mais próxima de todas as relações filiais, com tanta franqueza e impiedade. Pela sua coragem assombrosa, Vínculos Ferozes é um livro pioneiro, um clássico que ajudou a desencadear a subsequente profusão de livros de memórias e que continua a ser um dos mais impressionantes modelos do género.

Conhece, aqui, outras duas publicações recentes da editora.

O novo livro da autora de «Chocolate»

Do romance tradicional ao de fantasia, dos livros góticos aos tríleres psicológicos, aos livros de culinária a argumentos para séries de TV ou teatro, Joanne Harris está feliz desde que esteja a escrever. A autora de Chocolate e A Menina Que Roubava Morangos, escreveu um novo livro, intitulado Luz Oculta, que segundo nota editorial, é «um romance poderoso sobre relações entre homens e mulheres, crescimento e envelhecimento, poder e amizade». Será publicado pelas Edições Asa na última semana do mês.

Bernie Moon era especial. Aos dezanove anos, acumulava sonhos, alegria e ambição. Mas os anos passaram e o seu brilho foi desvanecendo aos poucos. É agora uma mulher cansada e infeliz. Dedicada ao marido e ao filho, não tem tempo para si própria, não tem amigos e sente-se cada vez mais invisível.
Quando uma jovem mãe é assassinada num jardim perto de sua casa, Bernie redescobre um talento antigo, algo que há muito decidira esconder. Ela prometera não o voltar a usar. Em tempos, quase a destruíra. Bernie Moon está finalmente preparada para recuperar a magia que perdeu. Ela sabe o que está em jogo, e está disposta a arriscar…

quinta-feira, 15 de junho de 2023

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Novos livros de Nora Roberts para levar no bolso

A 13 de Julho ficarão disponíveis nas livrarias novas edições de romances de Nora Roberts em formato de bolso (11x17). 

O Colecionador
Uma mulher sem laços. Um homem que não acredita nas evidências. Uma rede de enganos que os pode destruir…

A Mentira
Ela perdeu o marido. E depois perdeu as ilusões…

Porto Editora publica amanhã duas comédias românticas

Porto Editora publica amanhã duas comédias românticas ideais para os dias solarengos que aí vêm.
Escrito por Georgie Tilney, em Rivais de Verão a paixão pelos livros é um assunto muito sério. Nesta história, as personagens descobrem o verdadeiro rumo das suas existências até então algo voláteis.
O outro livro intitula-se Eu Tenho 7 Amores e, segundo a escritora Daisy Buchanan, esta é uma comédia romântica animadora e engraçada, carregada de esperança e ternura. Lucy Vine, a autora deste livro, é também editora e os seus livros já se encontram traduzidos em 15 línguas.

terça-feira, 13 de junho de 2023

No seu novo livro, Monja Coen apresenta mais de 100 contos e parábolas Orientais

Da mesma autora de A Sabedoria da Transformação, será publicado esta semana, pela Planeta, 108 Contos e Parábolas Orientais

A partir de memórias de grandes nomes da tradição Soto Zen Budista dos séculos XII e XIII, Monja Coen selecionou 108 Koans e aplicou-os ao quotidiano diário. Através destes textos, a autora aborda temas como relacionamentos, perdas, desapego material e moral, superação, entre outros. Uma reflexão profunda a partir de poucas palavras.
Estes breves contos são capazes de abrir a mente, tranquilizar a alma, trazer sabedoria para o dia a dia e, novas respostas para antigas perguntas.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Entre as novidades da Tinta-da-China consta «Ser Psiquiatra», o novo livro de José Gameiro

As Edições Tinta-da-China publicam nas últimas semanas deste mês, entre outros, o novo livro do psiquiatra José Gameiro, um livro que colige alguns contos do brasileiro Carlos Drummond de Andrade, e, com tradução de Rui Tavares, um conto filosófico da autoria de Voltaire.

Este livro fala da actividade profissional de José Gameiro enquanto psiquiatra. Procura descrever como tem sido, ao longo de quarenta anos, trabalhar com pessoas que estão em sofrimento ou querem prevenir o sofrimento que prevêem surgir das circunstâncias da vida.

Ser Psiquiatra fala de voos reais, de voos com as famílias, com os casais, com as pessoas, mas também da história pessoal e familiar do autor e de como ela influenciou e, em algumas situações, condicionou a sua forma de estar na actividade clínica. Fala sobre as diferenças entre encarar a psiquiatria e os seus quadros clínicos como um mero conjunto de sintomas ou colocando a ênfase nas pessoas, com as quais é preciso conversar para, em conjunto, encontrar alternativas que as façam sentir‑se melhor. Finalmente, fala também sobre as aprendizagens nascidas da terapia de casais e famílias e o modo como isso nos leva a olhar o ser humano sempre tentando perceber a forma como se relaciona com os outros.

Outros livros do autor: Talvez para Sempre; Até que Consigas Voar.


«Não há muitos prosadores, entre nós, que tenham consciência do tempo, e saibam transformá‑lo em matéria literária»: o diagnóstico, feito pelo próprio Carlos Drummond de Andrade no seu primeiro livro de prosa, Confissões de Minas (1944), pode ser usado a favor dele.

É evidente nestes Contos Plausíveis que Drummond é um desses raros prosadores que transformam a consciência do tempo em matéria literária. Isso dá‑se com especiais resultados nos breves contos que compõem este volume, editado originalmente em 1981 com textos da coluna que assinou ao longo de anos no Jornal do Brasil. «Como estou bem nesta poltrona de humorista inglês», diria decerto o Carlos poeta ao prosador, iluminando a extraordinária experiência de leitura que aqui nos oferece, numa das versões mais agudamente bem‑humoradas do seu sentimento do mundo (e do imundo). Guimarães Rosa sumarizou em superlativo: «Carlos Drummond de Andrade é, a meu ver, o maior prosador do idioma, e dificilmente será superado.»


«Micromegas é um bom resumo da postura filosófica de Voltaire e talvez um dos manifestos mais claros e desenvoltos do seu pluralismo céptico. No universo de Voltaire existem poucas constantes, e todas elas são existenciais: a estupidez ou a insatisfação, por exemplo. Um ignorante é sempre aquele que julga saber tudo, e um sábio é sempre aquele que aceita ser surpreendido e que compreende que nunca chegará a deter, conhecer ou comunicar quase nada da incomensurável riqueza que nos rodeia. Perante esta radical diversidade e superabundância do real, todos os textos, escritos ou a escrever, são impotentes. É por isso que escrever pouco foi, para Voltaire, uma maneira de dizer mais. É a chave deste paradoxo contido nos próprios jogos de escala do conto: recorde‑se que o seu protagonista não é apenas enorme (megas), mas simultaneamente minúsculo (micro/megas), ou melhor, não é na realidade nem pequeno nem grande – só é uma coisa e outra a partir do ponto de vista de quem olha. Da mesma forma, qualquer tema por mais vasto que seja pode (e deve, como Micromegas lembra ao saturniano quando exige ser instruído) ser contido em pouco discurso, numa espécie de trabalho de miniaturização intelectual. Corajosamente levado até ao fim: no seu final, Micromegas transforma‑ se mesmo num livro sobre tudo.»  — Rui Tavares, in Posfácio

domingo, 11 de junho de 2023

Narrativa curta e erótica da autoria de D. H. Lawrence ganha nova edição

Do autor de O Amante de Lady Chatterley, Filhos e Amantes, A Serpente Emplumada, entre outros, acaba de ser traduzido (por André da Costa Barata) para o nosso idioma - e a ser publicado no próximo dia 14 - o conto Amor entre o Feno, uma preciosidade de D. H. Lawrence. Nesta narrativa curta, intensa e marcadamente erótica, o autor inglês leva-nos a recuar até à idade da inocência e a reviver a esplendorosa revelação do desejo sexual e a superação da virgindade.
Esta obra, com a chancela da Guerra e Paz Editores, será incluída na colecção «Admirável Mundo do Romance», da qual constam, entre outros títulos, Ethan Frome e Falso Amanhecer, ambos de Edith Wharton.

Retrato dos abusos sexuais na Igreja Portuguesa publicado em livro


No livro Em Nome do Pai é feito um retrato dos abusos sexuais na Igreja Portuguesa, um dos maiores abalos sofridos pela Igreja ao longo da sua história, situando o exemplo português e as suas particularidades, desde as histórias das vítimas ao perfil dos agressores, no contexto de um movimento internacional desencadeado pela própria Igreja.

Em 2019, o Papa Francisco reuniu bispos do mundo inteiro para combater o flagelo dos abusos sexuais cometidos por membros do clero. Só dois anos depois, no entanto, é que a Igreja portuguesa decidiu apurar a dimensão destes crimes no nosso país. A investigação do caso português foi então entregue a uma Comissão Independente. Enfrentando maior ou menor resistência, as conclusões desses estudos foram avassaladoras um pouco por todo o mundo – tanto pelo lado das vítimas, quase sempre descredibilizadas e carregando traumas para a vida, como pelo lado dos agressores, recorrentemente protegidos por uma estrutura de poder eclesiástico impenetrável. Em Portugal, quando finalmente foi levantado o pesado manto do silêncio, o retrato descoberto não foi menos chocante.
Sónia Simões, enquanto jornalista, integrou a equipa de investigação do jornal Observador aos abusos sexuais na igreja portuguesa nos últimos anos. Este primeiro livro sobre este assunto que tem causado muita celeuma, chega às livrarias no dia 14 deste mês.

«Esta obra leva-nos a percorrer alguns desses percursos. Tortuosos. Difíceis. Sombrios. Deixemos de falar de ‘abusos’. Chamemos as coisas pelo nome: ‘agressão sexual, crime’. A nossa linguagem está cheia de palavras mais adequadas para nomear este flagelo». Padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa

sábado, 10 de junho de 2023

Novela gráfica «The Times I Knew I Was Gay» chega aos leitores portugueses


Eleanor Crewes
é escritora, ilustradora e autora britânica de novelas gráficas.
The Times I Knew I Was Gay, o seu primeiro livro, é agora publicado em Portugal, com tradução de Raquel Almeida e edição da Iguana, chancela da Penguin Random House que publica livros ilustrados e bandas desenhadas para adultos e jovens adultos.
Quando Soube Que Era Gay, uma encantadora novela gráfica sobre crescer e encontrar-se a si próprio, foi nomeada para o Prémio Goodreads para Melhor Novela Gráfica e Banda Desenhada em 2020, e considerado uma das melhores novelas gráficas e de memórias pelo The Washington Post.

Sinopse
Ellie sempre soube que era diferente. Com uma forte veia criativa, gostava de se vestir de preto, era obcecada pela Willow, da série Buffy, a Caçadora de Vampiros, e considerava que sair com rapazes era algo muito confuso.
À medida que foi crescendo, os seus medos e a sensação de não se encaixar em lado nenhum tornaram-se cada vez maiores.
Desde a primeira comunhão até à primeira namorada, passando por uma espiral de dúvida e negação, Ellie oferece-nos um relato fresco e bem-humorado sobre uma rapariga que encontra o seu próprio caminho.

Excerto
«Ao crescer, sentia que tinha um segredo escondido dentro de mim. Era como se alguém me tivesse dado uma carta que eu tinha de manter bem segura, sem autorização para a abrir até que a altura certa chegasse. Carreguei-a durante anos, à espera de um sinal (...)»

quarta-feira, 7 de junho de 2023

«A Vida Secreta das Árvores», de Peter Wohlleben

Editora: Pergaminho
Data de publicação: 17-06-2016
N.º de páginas: 256

Elas são consideradas popularmente como um dos principais "pulmões" do mundo. Os benefícios para a saúde e bem-estar que o contacto com uma árvore pode proporcionar ao ser humano já foram também comprovados cientificamente (ajuda a combater a ansiedade e depressão, por exemplo). A biofilia cada vez mais tem “chamado” pessoas de todo o mundo para os espaços verdes para se (re)conectarem com a natureza. Se antes, ver uma pessoa a abraçar uma árvore podia parecer estranho, nos dias que correm esse acto já não é assim tão esquisito (é sabido que abraçar árvores traz benefícios para a mente e corpo).
Para os leitores que sentem um apelo para estar na natureza, e para aqueles que ainda não sentiram esse “chamamento”, e desejam colher informações, em específico, sobre as árvores – esses seres enormes que lutam pela sobrevivência ao longo de séculos e superam todo tipo de dificuldades –, encontra-se nas livrarias um livro ideal: A Vida Secreta das Árvores.
Nesta obra bestseller internacional, um dos silvicultores mais notáveis da Alemanha revela que as árvores são mais do que seres estáticos; elas são seres sociais que sentem dor, têm memória, se unem às outras, entreajudando-se, através das raízes, etc.
Logo nos primeiros capítulos, Peter Wohlleben aborda a linguagem e as mensagens químicas das árvores, além de informar que elas se sincronizam e se entreajudam: quando uma árvore está doente, as outras árvores vizinhas enviam água e nutrientes através das suas raízes, por exemplo.
Uma das muitas curiosidades apresentadas neste livro, é que as árvores bastante danificadas são precisamente aquelas que florescem com mais frequência.
A Vida Secreta das Árvores é um livro sedutor e fascinante, muito informativo e elucidativo, que revela um autor muito entusiasta pela natureza. Após ficarmos a conhecer os imensos atractivos das árvores, dadas a conhecer neste livro, iremos passar a ter uma nova percepção sobre estes seres inebriantes que habitam nas florestas.
Peter Wohlleben, actualmente com 60 anos, começou a escrever livros sobre silvicultura e ecologia em 2007, mas só em 2015 (após quinze obras editadas) é que alcançou o reconhecimento mundial com este The Hidden Life of Trees. No nosso país, além deste livro (disponível também em edição de bolso), nos escaparates livreiros é possível encontrar A Vida Secreta dos Animais (2018), A Sabedoria Secreta da Natureza (2019) e As Lições das Árvores (2022).

Vem aí uma nova edição de um dos romances mais sedutores e intimistas de Nora Roberts

Considerada a obra mais sedutora e intimista de Nora Roberts, uma das autoras mais lidas, acarinhadas e respeitadas do mundo, A Pousada No Fim Do Rio ganha uma nova edição no final da terceira semana deste mês, pela chancela Chá das Cinco.


Sinopse
Na busca pela verdade, há segredos que devem permanecer ocultos…
Olívia MacBride e os seus pais eram a típica família de sonho de Hollywood… Até à noite em que Olívia, de quatro anos, acorda e encontra a mãe brutalmente assassinada aos pés do pai. Nesse momento, a sua vida mudou para sempre. Acolhida pelos avós, a jovem aprende a esquecer o passado e a limitar a sua vida às florestas verdejantes e à Pousada no Fim do Rio.
Um dia, quando Noah Brady aparece na sua vida, Olívia tem de se esforçar muito para lhe resistir. Infelizmente, o futuro é caprichoso, e ele trai a confiança da jovem. Apesar de Noah a ajudar a lidar com os traumas do passado, poderá ela voltar a confiar nele? Para piorar, o pai de Olívia volta à sua vida e parece que há segredos terríveis a descobrir sobre aquela fatídica noite.

Lançamentos de obras da autora que chegam às livrarias em meados de Julho: O Colecionador, A Mentira e
Refém do Amor.

terça-feira, 6 de junho de 2023

«Género Queer», o premiado romance gráfico da americana Maia Kobabe

Depois de ter estado no centro de polémicas em vários estados norte americanos e de ter sido banido de bibliotecas escolares e proibido em escolas com acusações de conteúdo impróprio, chega agora a Portugal, numa edição da ASA, o premiado romance gráfico Género Queer.
Nesta obra, Maia Kobabe criou uma autobiografia intensamente catártica sobre a sua jornada para se identificar como pessoa não binária e para se assumir perante a sua família e a sociedade. Ao abordar questões sobre identidade de género – o que significa e como deve ser pensada –, a história também assume o papel de um guia muito necessário e comovente.

Quando Soube Que Era Gay é o título de outra novidade que pode interessar.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Os próximos livros a publicar pela Kathartika

Após a publicação das biografias de Roger Federer e Stephen Hawking, a editora Kathartika lança este mês o livro biográfico Navalny – O Grande Opositor de Putin (tradução de Tiago Marques) e A Pirâmide Invertida – A História da Tática no Futebol (tradução de Rui Azeredo). Estas obras chegam às livrarias a 7 e a 22 de Junho, respectivamente.
No final da primeira semana de Julho, a editora lançará O Império Amazon – Jeff Bezos
e um Domínio Sem Limites (tradução de Pedro Santos Gomes).

Quem é Alexei Navalny e como seria a Rússia sob a sua liderança? Um retrato fascinante do maior opositor de Vladimir Putin
Em agosto de 2020, Navalny foi hospitalizado em estado grave depois de se ter sentido mal durante um voo para Moscovo. Dois dias mais tarde, as autoridades russas autorizaram a sua transferência para a Alemanha, onde foi tratado, durante 32 dias, por envenenamento por agentes nervosos. O político e ativista regressou à Rússia em janeiro de 2021 sob os holofotes dos media internacionais, e a sua detenção imediata no aeroporto preparou o terreno para um confronto explosivo com Putin.
Mas Navalny não é visto por todos da mesma maneira. Uns consideram-no um herói democrático, outros um traidor, outros ainda um nacionalista perigoso. Este livro explora os lados contraditórios deste homem, que é a segunda figura política mais importante da Rússia — mesmo atrás das grades —, e analisa as muitas dimensões da sua vida pública, as suas investigações sobre a alegada corrupção do Estado russo, as suas ideias para a liderança do país e a sua relação com o Kremlin.
Para se compreender totalmente a Rússia moderna é obrigatório compreender Alexei Navalny.
Da autoria de Jan Matti Dollbaum, Morvan Lallouet e Ben Noble.

Em A Pirâmide Invertida, o britânico Jonathan Wilson conta-nos tudo sobre o desporto mais popular do mundo, o futebol, através de uma viagem pela história da tática, que se inicia com o caos, passa pelas grandes transformações da segunda metade do século XX e chega aos tempos modernos. Wilson mostra-nos, entre outros, a quem o Barcelona de Guardiola deve a sua glória, de onde vem o pragmatismo inglês, a verdadeira natureza do catenaccio, por que razão Riquelme foi o último jogador da velha guarda, como a Europa e a América forjaram as suas identidades ou como o futebol passou do sistema com cinco atacantes para o atual, com apenas um homem na linha da frente.

A obra combina a análise do jogo com um retrato extraordinariamente vivo do futebol e dos seus grandes atores — alguns dos quais nem sempre devidamente reconhecidos.

 

Todos os segredos do crescimento imparável da Amazon e do seu fundador, Jeff Bezos

Em 2013, no seu bestseller A Maior Loja do Mundo, Brad Stone descreveu a ascensão da Amazon, o empreendimento pioneiro que transformou de forma silenciosa o nosso modo de fazer compras online. Desde então, a empresa passou por um crescimento exponencial, inventando novos produtos — como a assistente pessoal baseada em inteligência artificial Alexa e o serviço de armazenamento em nuvem Amazon Web Services — e desestruturando diversos mercados.
O Império Amazon traça um retrato vívido e fascinante da startup de venda a retalho que se converteu numa das entidades mais poderosas e temidas da economia global. O livro foca-se também na evolução do próprio Bezos, mostrando como um dos maiores ícones planetários da tecnologia abraçou não só o comércio global, mas também a política, a indústria cinematográfica e a exploração espacial.

Através da Suma de Letras chegam os novos romances das escritoras Helena Magalhães e Laura Imai Messina

Com o cunho da Suma de Letras, serão lançados a 12 deste mês dois romances.

Escrito com sagacidade e emoção, A Devastação, o novo romance de Helena Magalhães - autora de Raparigas Como Nós e Ferozes-, explora o poder das amizades femininas e captura as complexidades humanas e familiares, critica o patriarcado e os segredos que nos enjaulam em locais amaldiçoados dentro de nós.


De Laura Imai Messina, a escritora italiana de O Que Contamos ao Vento, chega até nós A Ilha Onde Batem os Corações, um romance sobre amizade que não conhece limites, sobre as relações entre adultos e crianças, sobre amar, respeitar e perdoar.

sexta-feira, 2 de junho de 2023

LIDEL publica «Sabemos Comer?», de José Maria Tallon

A LIDEL Saúde e Bem-Estar (uma chancela do Grupo LIDEL) prepara-se para lançar Sabemos Comer?, uma obra destinada a todos os que tencionam melhorar o seu estilo de vida e aprofundar os seus conhecimentos sobre alimentação saudável. Da autoria do reputado médico José Maria Tallon,
Diretor das Clínicas Dr. Tallon há 37 anos.

Sinopse

Atualmente, passamos muito tempo sentados, seja a trabalhar, estudar, comer ou conversar; fazemos muito pouco exercício físico; usamos e abusamos da atual vida online - trabalho, compras, reuniões, takeaway e até muitas relações são feitas à distância, o que realmente facilita as nossas rotinas. Estas e outras "comodidades", que aumentaram exponencialmente desde o início de 2020, fazem com que muitas vezes as nossas escolhas não sejam as mais ajustadas às nossas necessidades.
Mas, este processo não tem de ser negativo! Venha conhecer dicas e soluções para melhorar a sua saúde e controlar o seu peso - coma sopa, organize a despensa e o frigorífico, faça os seus telefonemas enquanto caminha, use o tempo que gastava nos transportes para si - e desvende alguns mitos.
O segredo está em saber alternativas para diversificar e equilibrar as nossas escolhas!
Além disso, descubra como comer com prazer, mantendo um plano alimentar saudável. O sabor e o cheiro, por muito bons que sejam, não engordam, e o molho que fica no prato ainda menos!

Alguns tópicos abordados
A importância da genética; A realidade das escolas (e o que poderia mudar); O que comer para estar bem?; Como distribuir as refeições ao longo do dia?; Mitos e verdades da alimentação; Aprender a ler os rótulos; Azeite, o "ouro líquido", Organizar o frigorífico e a despensa; O que significa biológico, light e diet?

aqui algumas páginas do livro.

Conhece aqui outros seis títulos já publicados pela LIDEL Saúde e Bem-Estar.

A mais recente autobiografia de Rita Lee

Em 2017, a Contraponto publicou o livro Uma Autobiografia, de Rita Lee. Em 2023, a artista anunciou uma nova e surpreendente autobiografia, mas, atingida por um cancro, já não teve tempo de a ver publicada (a cantora faleceu no passado dia 8).

Outra Autobiografia foi lançado a 22 de Maio no Brasil (pela Globo Livros) e em pouco mais de uma semana, tornou-se um dos mais vendidos do país. Esta nova autobiografia traz novos relatos da cantora sobre a sua vida, inclusivamente o tratamento contra a doença oncológica. Trata-se de um relato honesto e comovente da artista, uma verdadeira carta de despedida.
Outra Autobiografia está já em pré-venda nas livrarias online. Sairá em Portugal a 13 de Julho.

«O Novo Medo dos Outros», uma obra de referência escrita por especialistas em perturbações sociais


Em O Novo Medo dos Outros, os psiquiatras e especialistas em situações sociais Christophe André, Patrick Légeron e Antoine Pelissolo desvendam tudo o que precisamos de saber sobre a ansiedade, a timidez e a fobia social, num livro oportuníssimo (traduzido por Ana Pinto Mendes) que a Temas e Debates já fez chegar às livrarias.
Esta versão radicalmente nova de um livro que se tornou um clássico, o psiquiatra Antoine Pelissolo junta-se aos dois especialistas no estudo das manifestações da ansiedade social para revelar as causas e os mecanismos elementares que regem o aparecimento de fobias sociais – como fatores genéticos, processos biológicos e neurobiológicos, modos de educação, pressões culturais ou elementos da história individual –, bem como os tratamentos atualmente disponíveis, numa obra enriquecida ainda com critérios de diagnóstico, questionários para avaliar o grau de ansiedade social e conselhos práticos. 

«Que esta obra possa ajudar as pessoas que receiam excessivamente o olhar dos outros a libertarem-se dos seus medos, bem como ajudar as pessoas que lhes são próximas a compreendê-las e apoiá-las melhor.» [do Prefácio]

Sinopse
Porque nos sentimos stressados antes de um encontro com pessoas que não conhecemos ou de uma apresentação no trabalho? Quais as situações sociais mais intimidantes? Em que momento este stresse passa a ser fobia social? Como podemos ajudar uma criança com fobia na escola?
Com base na investigação mais recente, este livro ajuda a compreender os mecanismos psicológicos e comportamentais de diferentes formas de ansiedade social. Ajuda a diferenciar entre o que é normal e o que é menos normal, e proporciona soluções concretas e conselhos. Dos mesmos autores do best-seller O Medo dos Outros, este livro é um contributo essencial para o conhecimento das perturbações sociais pelo público em geral.

• Os nossos medos sociais e as suas manifestações
• Dos medos normais aos medos patológicos
• Porque temos medo dos outros?
• Como vencer o medo dos outros
• Avalie o seu medo dos outros
• Critérios de diagnóstico da fobia social
• Compreender a fobia social: o que deve saber
• Combater a fobia social no dia a dia: o que deve saber

Outra publicação recente da Bertrand Editora: Mini Traumas Exigem Grandes Soluções.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Chega às livrarias «Mudamos pelo que Fazemos», do psicoterapeuta Ivandro Soares Monteiro

A Glaciar editora publicou recentemente o livro Mudamos pelo que Fazemos, da autoria do Psicólogo Clínico e das Organizações Ivandro Soares Monteiro. Este psicoterapeuta e especialista em desenvolvimento pessoal é o Fundador e Diretor-Geral da clínica médica e saúde mental EME SAÚDE e fundador da Academia de Psicoterapia Interpessoal, formando psicólogos e psiquiatras desde 2009.

Texto sinóptico
Este livro tem dois objetivos principais: aumentar o sentido de responsabilidade individual e reduzir a perspetiva de vitimização, com leitura e exercícios práticos, para refletir e adaptar à sua própria história de vida.
A escrita deste livro é ancorada em ciência, metáforas e exemplos, emoldurada com a filosofia milenar do estoicismo (que influenciou os modelos científicos mais eficazes de psicoterapia), com uma linguagem acessível a todos, mas lógica e articulada.
Com esta leitura, ganhamos uma visão mais serena da vida, mais consciente do que está sob nosso controlo e o que temos de aceitar, para uma melhor integração e adaptação ao mundo (e não o mundo a nós).
Graças à leitura e aos exercícios práticos associados, saímos munidos de lógicas e estratégias úteis para perceber que a vida não é o que nos acontece, mas, acima de tudo, o que fazemos com o que nos acontece.
É por isso que mudamos pelo que fazemos.

Excertos
«A vida é para ser vivida a partir do que ela é. Não a partir do que ela deveria ter sido ou do que pode ser.»

«Não somos felizes pelo que temos, mas pelo que fazemos com o que temos.»

«A vida não se define pelo que acontece, mas antes pela reação ao que acontece.»

«Quanto mais educação e formação de desenvolvimento pessoal dermos a cada pessoa desde tenra idade, mais adultos responsáveis e competentes teremos.»