De Ian McEwan, vencedor do prémio Booker e autor de livros como Mel e Estranha Sedução, O Que Podemos Saber cruza diferentes géneros, repleto de segredos e surpresas; uma exploração imersiva, através do tempo e da história, do que pode ser verdadeiramente conhecido. Este novo romance é uma obra-prima, um tour de force filosófico, uma história de amor sobre pessoas e as palavras que elas deixam para trás, um enredo detectivesco que resgata a nossa actual sensação de catástrofe iminente e imagina um mundo onde nem tudo está completamente perdido.
Sinopse
2014: Num jantar para amigos e colegas próximos, o conceituado poeta Francis Blundy presta homenagem à sua mulher, no aniversário dela, lendo em voz alta um novo poema que lhe dedica: «Uma Coroa para Vivien». Mal sabem os convidados que depois daquele jantar serão várias as gerações a especular sobre a mensagem daquele poema, cujo registo original nunca foi encontrado, permanecendo um mistério.
2119: Pouco mais de cem anos depois, grande parte do mundo ocidental está submersa pela subida do nível do mar após um acidente nuclear catastrófico. Aqueles que sobrevivem são assombrados pela riqueza de um mundo que se perdeu. No sul inundado do que costumava ser a Inglaterra, Thomas Metcalfe, um solitário investigador, idealiza o início do século XXI enquanto persegue o fantasma de um poema. Thomas sente fascínio por aquelas vidas selvagens e cheias de riscos, enquanto se debruça sobre os arquivos dessa era distante, cativado pelas possibilidades da vida humana. Quando tropeça numa pista que pode levar à descoberta do poema dedicado a Vivien, encontra também uma história de amores entrelaçados e de um crime brutal, que destrói as suas suposições sobre pessoas que julgava conhecer intimamente
Publicado pela primeira vez em Itália em 1958 e assinado sob o pseudónimo joyceano Dedalus, Filósofos em Liberdade marcou a surpreendente estreia de Umberto Eco num género que o próprio definiu como «ensaio ligeiro». O livro, que pode ser lido como uma hilariante introdução em verso à história da filosofia e também como um jogo para iniciados, teve origem nas caricaturas que Eco desenhava durante as conferências de filosofia que frequentou na sua juventude. A estas caricaturas acrescentou posteriormente os «pequenos poemas» que as acompanham nesta edição. Embora sempre os tenha considerado meros divertimentos, também insistia no seu absoluto rigor científico.
«Brincar sim, mas seriamente» é o lema do autor no prólogo escrito muitos anos depois para a publicação de um volume já assinado com o seu nome, a que se juntou uma série de textos sobre Marcel Proust, James Joyce e Thomas Mann (por quem sentia uma autêntica devoção), e ainda vários apêndices escritos ao longo de décadas que abordam outras questões, igualmente sérias, com a mesma e quase necessária leveza.Assim Nasce Uma Ideia, de Ana Carvalho e Vítor Cardoso
Tudo isto começou com um acaso, uma conversa que se metamorfoseou em ideia. Uma ideia sobre as ideias. Sobre as suas origens, as suas tribulações, os seus desfechos. Como é que umas pessoas têm ideias boas e outras não? Como é que surgem as ideias que transformam o mundo? Porque é que a aplicação prática de uma ideia é irrelevante durante a sua concepção? Onde, como, e porque é que se tem ideias? O desejo de ter respostas a estas perguntas foi o que originou o nascimento de um repositório online e, agora, deste livro. Queríamos saber como é que colegas no mundo inteiro, desde vencedores de prémios Nobel a alunos de doutoramento, encaram o processo criativo. Queríamos mostrar a quem está a começar que o processo envolve, frequentemente, o fracasso. E que exige um esforço maior, que é o de olhar para uma falha e imaginar que, mais à frente, haverá luz.
domingo, 5 de outubro de 2025
Novo livro de Ian McEwan entre as publicações recentes da Gradiva
publicado por Miguel Pestana
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
«Wicked» e «Alchemised» entre os novos romances 'dark fantasy'
Da autora de A Bruxa de Oz, chega às livrarias Wicked, que já vendeu mais de 6 milhões de exemplares. Esta obra de Gregory Maguire inspirou o musical vencedor de um Tony e adaptações cinematográficas. Neste livro vertiginoso, fantasticamente real e absolutamente cativante, Maguire povoa o mundo (até então pouco explorado) de Oz com o poder da sua própria imaginação.
Sinopse
Anos antes de Dorothy e o seu cão caírem do céu, outra menina faz-se notar em Oz. Essa rapariga, Elphaba, nasce com a pele verde-esmeralda — um fardo nada fácil numa terra tão dura e empobrecida como Oz, onde a superstição e a magia não são suficientes para explicar ou vencer as catástrofes naturais, como as cheias e as fomes.
Mas Elphaba é inteligente e, quando entra na Universidade de Shiz, torna-se parte de um grupo encantado dos jovens mais promissores de Oz.
Contudo, o Oz de Elphaba está longe de ser uma utopia. A polícia secreta do Feiticeiro está por toda a parte. Os Animais — criaturas com voz, alma e pensamento — enfrentam a ameaça do exílio. Jovem, verde, indomável e incompreendida, Elphaba está decidida a proteger os Animais — mesmo que isso implique enfrentar o misterioso Feiticeiro, mesmo que arrisque a sua única hipótese de viver uma história de amor. Elphaba acabará por sentir gratidão quando o mundo a declarar bruxa. E poderá até alegrar-se com a chegada daquela rapariga do Kansas…
Um livro sombrio que agarra o leitor até à última página. Assim é Alchemised, um romance que marca a estreia da escritora Senlinyu, onde uma mulher com perda de memória luta para sobreviver num mundo devastado pela guerra, dominado pela necromancia e alquimia, e enfrenta o homem encarregado de desvendar os segredos mais profundos do seu passado.
Sinopse
Em tempos uma alquimista promissora, Helena Marino é agora prisioneira — da guerra e da sua própria mente. Os amigos e aliados da Resistência foram brutalmente assassinados, as suas habilidades suprimidas, e o mundo que conhecia reduzido a cinzas.
Após uma longa guerra, a nova classe dominante de Paladia — composta por famílias de guildas corruptas e necromantes depravados, cujas criaturas vis e reanimadas ajudaram a assegurar a sua vitória — mantém Helena sob cativeiro.
De acordo com os registos da Resistência, ela não passava de uma curandeira sem grande relevância. Mas a perda inexplicável de memória dos meses que antecederam a sua captura levanta suspeitas entre os seus inimigos: será Helena realmente tão insignificante como aparenta, ou esconderão as suas memórias perdidas a chave para a derradeira jogada da Resistência?
Para recuperar o que se perdeu nas profundezas da sua mente, Helena é entregue ao Grande Bailio, um dos necromantes mais poderosos, e impiedosos, deste novo mundo. Enclausurada na sua propriedade em ruínas, a luta de Helena para proteger a sua história esquecida e preservar os últimos fragmentos de quem foi está apenas a começar. Pois tanto a sua prisão como o seu captor escondem segredos... Segredos que Helena terá de desvendar, custe o que custar.
Bem-vindos a A Casa Da Besta, o primeiro e cativante romance de Michelle Wong, uma história de dark fantasy acerca de uma jovem que faz um pacto com um deus misterioso e sedutor para se vingar da sua família aristocrática.
Sinopse
Nascida fora do casamento e rejeitada pela sociedade, Alma aprendeu a viver em solidão e é feliz assim, desde que tenha a sua mãe consigo. Mas, quando esta adoece gravemente,
descobre uma pista sobre o seu pai, sobre quem até ao momento não sabe nada, e escreve-lhe a pedir-lhe ajuda. Não suspeita, então, que é uma bastarda da Casa de Avera, uma das quatro famílias nobres que, imbuídas de poder divino, servem aos deuses, e que o seu pai é um instrumento da Besta Pavorosa, o deus mais aterrador de todos, o arauto da morte.
Ansiosa por curar a mãe, Alma aceita sacrificar o braço esquerdo à Besta numa cerimónia que a vinculará para sempre à Casa de Avera e à sua divindade. A mãe, no entanto, morre pouco depois e Alma vê-se refém na grande propriedade dos Avera, desprezada por todos e transformada num mero peão dos desígnios do pai.
Fantasma é o sexto livro que a Cultura Editora publica de H.D. Carlton, autora bestseller internacional, que vive nos EUA. É uma história inebriante de tentação sombria e desejo proibido.
Sinopse
12 de novembro de 1944.
Esta Mansão Parsons não guarda apenas memórias — aprisiona almas.
Pensei que tinha entregado a minha ao meu marido no dia em que prometi amá-lo até ao fim dos tempos.
Menti.
Nada me poderia ter preparado para o momento em que ele apareceu — um fantasma, no nevoeiro, do lado de fora da minha janela. Assustador. Hipnótico. Impossível de ignorar.
E nunca pretendi deixar-me levar num romance atribulado com este meu perseguidor.
Especialmente sendo ele muito mais perigoso do que parecia.
Um criminoso. Um mafioso. O único homem que oferece refúgio do verdadeiro monstro dentro desta mansão. Há muitos espíritos nestes corredores, mas há apenas um homem que realmente temo: o meu marido.
Deus da Dor é um dark romance ardente e viciante, da inglesa Rina Kent, autora bestseller do The New York Times e USA Today. As suas histórias têm um toque de escuridão, um salpico de angústia e a quantidade certa de uma doentia intensidade.
Sinopse
Annika Volkov é uma princesa da máfia. Sabe que o seu destino está traçado e que do futuro pode apenas esperar um casamento de conveniência que sirva os interesses da Bratva de Nova Iorque. Mas o seu coração deseja quem não pode ter…
Creighton King é um arruaceiro com um aspeto deslumbrante. Silencioso, sombrio e emocionalmente distante, ele sabe que se deve manter afastado de Annika, pois as suas necessidades são demasiado negras para uma beleza tão pura.
Quando Annika comete um erro terrível e Creighton descobre a verdade sobre o seu passado, ambos entram numa rota de colisão que os poderá destruir.
Conseguirão ultrapassar o peso do passado, ou serão as feridas que os afastam demasiado profundas para os unir?
publicado por Miguel Pestana
quinta-feira, 2 de outubro de 2025
«A Primeira Biblioteca da Humanidade» entre os lançamentos de Novembro da Saída de Emergência
A 6 de Novembro serão lançados novos livros do grupo Saída de Emergência. Entre eles, Scythe & Sparrow, o terceiro volume de uma trilogia craiada por Brynne Weaver, e os três livros seguintes, de Selena Wisnom (especialista na interpretação de fontes culturais mesopotâmicas), Natalie Jenner (autora de O Clube Jane Austen e A Livraria de Bloomsbury) e Nora Roberts, uma das escritoras mais lidas, acarinhadas e respeitadas do mundo, autora de dezenas de livros, como O Primeiro Ano, Destinos de Paixão e Histórias Noturnas.A Primeira Biblioteca da Humanidade
Quando arqueólogos vitorianos escavaram uma colina no Iraque, fizeram uma descoberta extraordinária: uma das mais antigas coleções de conhecimento alguma vez vistas — a biblioteca do rei assírio Assurbanípal, governante do império mesopotâmico no século VII a.C. Após a sua morte, rivais vingativos reduziram a biblioteca a cinzas; no entanto, os textos, gravados em tabuinhas de argila, foram cozidos e preservados pelo calor das chamas. Enterradas durante milénios, estas tabuinhas estavam cinzeladas em cuneiforme: a primeira linguagem escrita do mundo.
Mais de metade da História da Humanidade está redigida em cuneiforme, mas, atualmente, apenas algumas centenas de pessoas conseguem lê-lo. Neste livro fascinante, a assirióloga Selena Wisnom conduz-nos numa viagem por esta extraordinária biblioteca, dando vida à antiga Mesopotâmia e ao seu povo. Através dela, descobrimos a primeira grande civilização da Humanidade — o berço da matemática, da astronomia e dos primeiros sistemas bancários, do direito e da literatura. Foi uma cultura que influenciou os antigos gregos e cujos mitos foram precursores de histórias bíblicas — em suma, uma civilização sem a qual a nossa vida atual seria irreconhecível.
Jane Austen Diante do Mar
Uma viagem transformadora, inspirada pelo amor à literatura e a Jane Austen.
Em 1865, Charlotte e Henrietta Stevenson, filhas de um juiz do Supremo Tribunal de Massachusetts, alcançaram tudo o que lhes era permitido como mulheres. Exasperadas com essas limitações e inspiradas pelas obras de Jane Austen, iniciam uma troca de correspondência com Sir Francis Austen, o último irmão vivo da escritora. Ele envia-lhes uma carta escrita pela irmã e convida-as a visitá‑lo em Inglaterra.
Em Filadélfia, Nicholas e Haslett Nelson — irmãos solteiros, veteranos da Guerra Civil e alfarrabistas de obras raras — também se correspondem com Sir Francis Austen, que os atrai igualmente até Inglaterra com a promessa de um artefacto raro de Jane Austen.
As irmãs Stevenson conseguem escapar-se sem acompanhante para embarcar rumo a Inglaterra. No mesmo navio seguem os irmãos Nelson. Será que uma viagem pode mudar radicalmente a vida de todos? E que papel terá nesse destino o amor pela literatura e pela própria Jane Austen?
Natureza Oculta
Nem toda a gente acredita em segundas oportunidades.
Depois de ser ressuscitada na mesa de cirurgia, a agente Sloan Cooper enfrenta um longo processo de recuperação. Frustrada e impaciente, não se dá por vencida. Quando uma mulher desaparece sem deixar rasto num parque de estacionamento de um supermercado, Sloan pressente que há mais sobre este caso do que parece à primeira vista. A investigação que faz online rapidamente a leva a casos semelhantes espalhados por três estados. Homens e mulheres, jovens e idosos, aparentemente sem nada em comum…
Qual é a peça que falta para ligar estes desaparecimentos? Conseguirá Sloan resolver o mistério antes que mais uma vítima inocente seja levada? Sem pistas concretas e com a lista de desaparecidos a crescer quase diariamente, será precisa toda a resiliência que lhe resta para chegar ao cerne sombrio deste caso bizarro. Mesmo que seja necessário arriscar a sua vida novamente…
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Mensagens (Atom)