segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novas obras das escritoras Dulce Braga e Maria Moura-Botto

Ndapandula Mama África - Obrigada, Mãe África
de Dulce Braga (texto), Martha Clemente (ilustração)
Data de Publicação: Nov. 2013
Páginas: 32
Medidas: 270x230
Editora: Pontes
ISBN: 9788571134713
Sinopse
A par da história de três amigos - Quim, Aranti e Lunguki -, o texto de Dulce Braga recorda a forma como as três heranças culturais distintas destas personagens moldaram o Brasil e o português, tal como é falado e escrito do outro lado do Atlântico. Um carinho e uma atenção particulares são dados ao legado de Angola: às palavras, aos usos e aos costumes, que foram arrancados à força do seu país de origem e transportados em navios negreiros até às Terras de Vera Cruz. Entre o samba e o moleque, Ndapandula Mama África descobre o gingar angolano no seio do vocabulário da língua portuguesa, um cruzamento de civilizações também retratado pelas ilustrações de Martha Clemente. Um livro infantil que conta histórias com h minúsculo para evocar a História com h maiúsculo.
Outra obra da autora: Sabor de Maboque (Dinalivro, 2011).
Onde Mora a Felicidade
de Maria Moura-Botto

Editora: Plenty Books
Páginas: 338
Formato: 160x230 mm
ISBN: 978-989-98192-1-4
Sinopse:
Com a entrada das tropas napoleónicas em território nacional, o nosso país vê-se invadido não só pelos ideais da igualdade, da fraternidade e da liberdade, mas sobretudo por uma vaga de pilhagens, de violência e de morte, impotente, mesmo assim, para vergar o ânimo e a coragem de alguns portugueses. Entre eles, conta-se Judite de Macedo, filha dileta de uma família abastada com propriedades na região de Chaves. Emoldurado por uma sucessão vívida de factos históricos, nasce, desta forma, o retrato de uma heroína digna desse nome, que reage à perda da fortuna e dos familiares com a força e a teimosia de uma vontade capaz de escapar às armadilhas da guerra, mas hesitante perante os percalços e as promessas do amor. O jogo dos afetos pode atordoar, afinal, o mais valoroso dos heróis. Será esse o destino de Judite de Macedo?
A autora:
Filha de mãe francesa e de pai português, Maria Moura-Botto nasceu em Lisboa e muito cedo, logo aos nove anos, se deixou encantar pelas letras e pelas palavras, bem como pela arte de as agrupar de uma forma original. Licenciada em Psicologia e mestre em História Contemporânea, investigou igualmente outros domínios do saber, desde a Arte e a Gestão até à Astrologia e às Ciências Alternativas. Esta multiplicidade de interesses acabou por se refletir no seu percurso profissional, cujas experiências como professora, psicóloga ou consultora financeira sempre encontraram eco na sua prosa. Autora do livro O Regresso de D. Sebastião e da obra para a infância A Lenda do Gato Voltaire, Maria Moura-Botto não esconde a sua predileção pelo romance histórico. Atualmente vive em Lisboa com o marido e os filhos, depois de ter passado vários anos na vizinha Espanha.

Sem comentários: